Conforme o Citi, a expectativa é de que o faturamento do Kepler tenha impacto da menor demanda, em virtude de “um cenário macro mais difícil, com o agronegócio tendo impacto dos efeitos climáticos e do rápido esgotamento das linhas de crédito do agronegócio”, comentou o analista do banco, André Mazini.
Além disso, “o fim dos benefícios fiscais de IR/CSLL (lei 14.789/23) deverá aumentar os impostos das empresas em aproximadamente 650 pontos base, provocando um impacto negativo nos resultados financeiros”, destacou.
De acordo com o Citi, o novo Plano Safra 2024/25 deverá ser anunciado no início de julho. “O Plano Safra 2023/24 tinha um programa PCA (linha de crédito específica para silos) de R$ 6,6 bilhões, mas apenas 70% disso acabou chegando aos agricultores, em nossa estimativa”, observou.
Ainda segundo o banco, as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul não causaram impacto na principal unidade de produção da Kepler, na cidade de Panambi. Conforme o Citi, 9% do faturamento da empresa vem do Estado.