Publicidade

Vídeo

Abertura de Mercado: Investidores devem reagir à decisão unânime do Copom

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa nesta quinta-feira (20)

Com a retomada dos negócios americanos e, por consequência, da maior liquidez global, as principais bolsas europeias avançam, juntamente aos índices futuros de Nova York – com o setor de tecnologia liderando, novamente, os ganhos nestes mercados, sugerindo novos recordes nesta quinta-feira.

Como pano de fundo para essa melhora do humor, inesperadamente, o Banco Nacional Suíço cortou sua taxa de juro – em mais uma prova de que banqueiros centrais de importantes economias NÃO vão esperar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para iniciar os seus ciclos de afrouxamento monetário.

Para além dos mercados acionários, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e o dólar sobem, os contratos futuros do petróleo operam de lado, antes da divulgação dos estoques americanos, enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram leve baixa em Singapura.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além do tom positivo no exterior, os investidores locais deverão reagir à decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a Selic em 10,50% – o que, em tese, pode reduzir os ruídos recentes entre o poder Executivo e o comando do Banco Central (BC).

De tal sorte, os prêmios em excesso adicionados à curva de juros podem ser (parcialmente) retirados, abrindo espaço para uma recuperação pontual dos ativos de risco por aqui.

Agenda econômica

Brasil: Em meio à agenda enxuta, destaque para o leilão de títulos prefixados do Tesouro (11h), que pode revelar um maior otimismo do mercado após a decisão do Copom de quarta-feira (19).

EUA: Três dirigentes do Federal Reserve discursam nesta quinta-feira: Neel Kashkari, de Minneapolis (9h45); Thomas Barkin, de Richmond (17h); e Mary Daly, de São Francisco (23h15).

Ainda por lá, serão divulgados os pedidos semanais de auxílio desemprego e as construções de moradias iniciadas em maio (9h30).

Publicidade

Europa: Destaque para a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) logo cedo (8h). Mais tarde, na zona do euro, sai o índice de confiança do consumidor de maio (11h).

China: O Banco do Povo da China (PBoC) manteve as principais taxas de juros inalteradas: a chamada taxa de juros de referência para empréstimos (LPR) de 1 ano foi mantida em 3,45%, enquanto a de 5 anos permaneceu em 3,95%.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.