O decreto do governo federal sobre a renovação de concessões das distribuidoras pode trazer um sentimento de redução de riscos para as empresas que atuam neste segmento, destacaram em relatório os analistas do Safra, Carolina Carneiro, Mario Wobeto e Daniel Travitzky.
Leia também
Na avaliação deles, o texto é positivo e traz indicadores de qualidade mais rigorosos, com as empresas sendo impedidas de falhar no atendimento aos quesitos por três anos consecutivos. Além disso, há mecanismos para a terminação das concessões, conforme já era esperado.
Eles destacam, ainda, que o fato de a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ficar responsável por detalhar as regras também é positivo. A avaliação dos analistas é que, uma vez que a questão deve ser submetida a consulta pública, a tendência é que sejam aprovadas com base em critérios técnicos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Outro ponto observado pela equipe do Safra é que o decreto traz estímulos à digitalização de serviços, o que pode significar capex (capital expenditure, em inglês, que em suma significa investimento) adicional para as empresas e pode ser benéfico se esses investimentos forem incluídos na base de ativos das distribuidoras.