Por volta das 7h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha alta de 0,32%, a 514,22 pontos. Apenas o subíndice do setor petrolífero e de gás avançava 1%, em meio à força das cotações do petróleo, enquanto o de bancos subia 0,60%.
Investidores na Europa e em outras parte do mundo aguardam, nas próximas horas, pesquisa mensal sobre a inflação Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) dos EUA, métrica preferida de preços do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que pode ter influência crucial para a trajetória dos juros básicos do país na segunda metade do ano.
Da agenda europeia desta sexta-feira (28), destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido do primeiro trimestre, que foi revisado para cima e mostrou avanço de 0,7% ante os três meses anteriores, na leitura final.
No começo da manhã (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,54% e a de Frankfurt avançava 0,63%, enquanto as de Milão e Madri exibiam altas de 0,49% e 0,41%, respectivamente, e a de Lisboa oscilava perto da estabilidade.
A bolsa de Paris caía 0,33% em meio a temores de que a extrema direita vença as eleições parlamentares da França, como sugerem as pesquisas. O primeiro turno da disputa eleitoral francesa está marcado para domingo (30).