A história do dinheiro repleta de transformações que moldaram a sociedade ao longo dos séculos, o uso do dinheiro foram essenciais para o desenvolvimento das civilizações.
Leia também
De acordo o blog Bora Investir do B3, a moeda mais antiga do mundo ainda em uso foi instituída em 1561 durante o reinado de Elizabeth I.
A Libra Esterlina, durante séculos, passou por várias reformas e adaptações, sobrevivendo a mudanças políticas, econômicas e sociais significativas. E a sua longevidade é um testemunho da estabilidade e da adaptabilidade da economia britânica.
Publicidade
Atualmente é utilizada oficialmente no Reino Unido, formada pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Outros territórios britânicos também usam a libra.
Considerada como uma das moedas mais valorizadas do mundo, com uma cotação de aproximadamente 1,26 USD e cerca de R$ 7,00. Nesta quarta-feira (3) às 13h19, por exemplo, a Libra Esterlina estava sendo cotada a R$ 7,11.
Outras moedas
Embora a libra esterlina seja a mais antiga em circulação contínua, o dracma grego é notável por ser utilizada por um período ainda mais extenso.
Surgido na Grécia Antiga, o dracma foi usado por cerca de dez séculos, persistindo até a época romana. Após um hiato, foi reintroduzido em 1832 e permaneceu em uso até a adoção do euro no início dos anos 2000.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade