Às 13h44, o principal índice da B3 subia 0,64%, na máxima aos 126.744,61 pontos. Vale (VALE3) subia 0,88% e JBS, 7,72% – ambas contribuindo com 0,13 e 0,11 ponto porcentual da elevação do índice Bovespa. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Departamento do Comércio, o PCE (Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal) avançou 0,1% em junho, em comparação com maio. No ajuste anual, houve alta de 2,5%. Os números vieram em linha com as previsões do FactSet.
Na quinta-feira (25), o Ibovespa fechou em queda de 0,37%, aos 125.954,09 pontos pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos do Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice Ibovespa reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.