Publicidade

Tempo Real

Juros enfrentam volatilidade em dia de temor de recessão nos EUA

As taxas iniciaram o dia em baixa, alinhadas ao movimento dos títulos de dívida americana e do dólar

Juros enfrentam volatilidade em dia de temor de recessão nos EUA
Juros (Foto: Adobe Stock)

As taxas de juros negociadas no mercado futuro enfrentam volatilidade nesta segunda-feira (5), principalmente pelo ambiente de aversão ao risco no exterior, pelos temores de recessão nos Estados Unidos.

As taxas dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DI) iniciaram o dia em baixa, alinhadas ao recuo dos retornos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense), mas o movimento foi contido pelo dólar, que registra alta firme desde o início dos negócios – veja aqui como a moeda abriu.

A movimentação ocorre também em um ambiente de cautela com o cenário doméstico, na véspera da divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e no dia do boletim Focus, que confirmou a deterioração das expectativas para a inflação no horizonte observado pelo Banco Central (BC). Veja os detalhes do relatório do BC nesta matéria.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na avaliação de Marcelo Boragini, sócio da Davos Investimentos, o momento é de exageros no mercado, o que acaba por distorcer o movimento dos ativos. “É um dia de volatilidade, mas ela tende a perdurar, uma vez que há ainda o movimento vindo da política monetária do Japão, que vem interferindo no dólar, devido à reversão das operações de carry trade (mecanismo utilizado para tentar obter lucros com base na diferença entre a taxa de juros de dois países)”, afirma.

Às 11h46, os juros do contrato de Depósito Interfinanceiro com vencimento em janeiro de 2025 tinha taxa de 11,600%, ante 11,566% do ajuste de sexta-feira. O DI para janeiro de 2026 projetava 11,29%, contra 11,28%. E a taxa do DI para janeiro de 2027 estava em 11,53%, de 11,49%.