O Ibovespa hoje fechou em alta, após novos dados econômicos nos Estados Unidos reforçarem as expectativas por um corte de juros no país em setembro. Nesta quarta-feira (4), a principal referência da B3 terminou o pregão em valorização de 1,31% aos 136.110,73 pontos, após oscilar entre máxima a 136.838,27 pontos e mínima a 134.359,02 pontos.
Leia também
O mercado acompanhou, pela manhã, a divulgação do relatório Jolts de abertura de postos de trabalho no país, que veio mais fraco que o esperado, com o dado caindo para 7,673 milhões em julho. Analistas consultados pela FactSet previam abertura de 8,1 milhões de vagas no período. Com o arrefecimento do mercado de trabalho americano, crescem as expectativas por um corte de juros pelo Fed nos Estados Unidos.
“Se a autoridade monetária perceber que a desaceleração no mercado de trabalho está se consolidando, combinado com outros sinais de enfraquecimento econômico, um corte mais intenso de 0,5 ponto percentual poderia ser justificado para evitar uma recessão mais profunda. No entanto, a decisão dependerá da interpretação do Fed sobre esses dados e da sua avaliação dos riscos de inflação versus crescimento”, afirma Sidney Lima, Analista CNPI da Ouro Preto Investimentos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além do Jolts, o mercado monitorou o Livro Bege, uma espécie de sumário das condições econômicas do país. O documento mostrou que a inflação continuou avançando a ritmo moderado na maioria das regiões dos Estados Unidos, enquanto empresas estão mais seletivas com expandir vagas de trabalho, diante de incertezas ampliadas com a economia americana.
Em Nova York, o índice Dow Jones subiu 0,09%, aos 40.974,97 pontos, ainda distante do fechamento recorde de 41.563,08 pontos na semana passada. O Nasdaq fechou com queda de 0,30%, aos 17.084,30 pontos, depois do tombo de 3,26% de terça-feira (3). O S&P 500, por sua vez, teve variação negativa de 0,16%, aos 5.520,07 pontos.
Na Bolsa brasileira, as ações cíclicas (mais sensíveis aos ciclos econômicos) figuraram entre os principais ganhos do Ibovespa, com destaque para Pão de Açúcar (PCAR3) que chegou a subir mais de 10%, após recuar 4,21% na sessão anterior. “Esse tipo de volatilidade é típico de ativos alvos de especulação, caso do grupo que tem registrado fortes dias de altas e baixas no ano”, explica Felipe Castro, planejador financeiro e sócio da Matriz Capital.
Do lado oposto, poucas ações do Ibovespa terminaram o dia no vermelho. Entre as principais perdas, estiveram os papéis da 3R Petroleum (RRRP3), que acompanharam a baixa dos contratos futuros de petróleo no exterior, diante da expectativa dos investidores com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), que pode reconsiderar o aumento da produção e dar fôlego aos preços da commodity.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast