Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa operam sem rumo, à espera de dados dos EUA e do Banco Central Europeu

Por volta das 07h30 (de Brasília), o índice Stoxx 600 subia 0,31%, a 509,57 pontos

Bolsas da Europa operam sem rumo, à espera de dados dos EUA e do Banco Central Europeu
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias hoje oscilam sem direção única, enquanto investidores se preparam para a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos nesta quarta-feira (11), na véspera da decisão do Banco Central Europeu (BCE).

Por volta das 07h30 (de Brasília), o índice Stoxx 600 subia 0,31%, a 509,57 pontos.

A ação do Commerzbank disparava 14,80% em Frankfurt, após o UniCredit anunciar compra de 9% em participação no rival alemão. O papel do banco italiano, por outro lado, caía 0,49% em Milão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mineradoras e petroleiras também aparecem em destaque no pregão, diante da recuperação das commodities após as fortes perdas da véspera. Em Londres, BP (+1,21%), Antofagasta (+1,68%) e Glencore (+1,20%) operam no azul.

Na contramão, Rentokil despencava 17,96% na capital britânica, após a empresa de controle de pragas informar que agora espera crescimento da receita orgânica menor do que o esperado anteriormente nos negócios da América do Norte.

No cenário macro, a produção industrial no Reino Unido teve inesperado recuo de 0,8% em julho ante junho, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) nesta quarta-feira (11). Já o Produto Interno Bruto (PIB) britânico ficou estagnado no mesmo mês.

Agora, as atenções se voltam para a leitura de agosto do CPI americano. A expectativa é de que o indicador tenha desacelerado à taxa anual de 2,6% no mês passado, conforme a mediana de estimativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast. O dado deve balizar as apostas para a reunião do Federal Reserve (Fed) na semana que vem, que atualmente pendem para um corte de 25 pontos-base nos juros.

Publicidade

Antes do banco central americano, contudo, o BCE deve reduzir as taxas básicas mais uma vez na quinta-feira (12), conforme precificam investidores. “Os riscos estão enviesados para algo um pouco mais dovish (redução da taxa de juros para aquecer a economia), dado o enfraquecimento das perspectivas de crescimento e as discussões internas (de acordo com fontes do BCE) sobre se isso justifica cortes mais rápidos”, afirma o Bank of America (BofA).

Neste ambiente, a Bolsa de Londres caía 0,18% e a de Milão cedia 0,30%, mas Frankfurt e Paris tinham ganhos marginais de 0,06% cada uma. Mais forte, Lisboa ganhava 0,99%, sob apoio de EDP Renováveis (+2,66%) e Galp (+1,59%). No câmbio, o euro avançava a US$ 1,1045 e a libra subia a US$ 1,3089.