O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece alguns benefícios aos trabalhadores, como a aposentadoria. No entanto, aqueles que não possuem carteira de trabalho podem não saber como contribuir para o órgão e conseguir se aposentar. Pelo Número de Identificação do Trabalhador (NIT), isso é possível.
Leia também
O NIT é uma forma de identificar os trabalhadores que nunca mantiveram vínculo empregatício ou não foram contratados via regime CLT. O número permite que os próprios profissionais contribuam para a previdência.
Vale lembrar, contudo, que o número do PIS – Programa de Integração Social – não é o mesmo que o NIT. Isso porque a identificação do PIS possui outro número e nome – o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser utilizado apenas pelos trabalhadores aptos a receber o PIS/Pasep, que obrigatoriamente exigem carteira assinada.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Trabalhadores autônomos e Microempreendedores Individuais (MEIs), portanto, podem utilizar o NIT para contribuir no INSS e garantir sua aposentadoria.
Como se inscrever no NIT?
Para se inscrever no NIT e receber a sua identificação, é necessário que o trabalhador tenha a intenção de começar a contribuir no INSS, ser procurador ou representante legal de outra pessoa, ou pedir algum serviço.
Este serviço é realizado totalmente pela internet, pelo site do INSS. Após acessar a plataforma, basta clicar em “Inscrever no INSS”, “Cidadão”, “Inscrição” e “Filiado”. Em seguida, será preciso seguir as instruções mostradas na tela.
Vale ressaltar que se a inscrição for para uma pessoa que não é contribuinte, por exemplo crianças ou procuradores, o pedido do NIT deve ser feito pelo telefone 135.