Tempo Real

Ibovespa hoje sobe com melhores perspectivas para PIB no Brasil e no exterior; veja os principais destaques

O relatório do BC ampliou projeções no PIB brasileiro ainda este ano. Confira o que movimenta o índice hoje

Ibovespa hoje sobe com melhores perspectivas para PIB no Brasil e no exterior; veja os principais destaques
O Ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa hoje abriu em alta de 0,23%, aos 131.884 pontos nesta quinta-feira (26). A abertura de negócios ocorre de olho no Relatório Trimestral de Inflação (RTI) do Banco Central (BC), que aumentou as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) doméstico – veja mais aqui.

A notícia de que a China seguirá atuando para estimular a economia anima os mercados internacionais e deve impulsionar o principal índice da B3 hoje. Na quarta-feira (25), o índice retrocedeu à casa dos 131 mil pontos, ignorando alívio com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – veja aqui.

O Banco Central revisou suas projeções para o crescimento do PIB doméstico, no recém-divulgado RTI de setembro. Para 2024, o crescimento da economia brasileira deve chegar a 3,2%, ante 2,3% na previsão anterior. A mudança foi motivada por maior expectativa para crescimento de serviços e indústria, enquanto diminuiu a estimativa negativa para a agropecuária.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para 2025, a expansão será de 2,0%, de acordo com a autoridade monetária. O crescimento será dividido, conforme o documento, pelos três setores, com expectativa de elevação de 2,0% de agropecuária; de 2,4%, da indústria; e de 1,9% de serviços. A expansão, conforme o BC, será impulsionada por uma alta de 2,2% do consumo das famílias e de 2,0% do consumo do governo, com a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrando elevação de 2,0%.

  • Veja também os destaques corporativos do mercado financeiro hoje nesta matéria

O que impulsiona o Ibovespa hoje

Bolsas internacionais

No exterior, a quinta-feira mostra apetite por risco nos mercados a começar pela Ásia, onde as bolsas fecharam a sessão com ganhos expressivos após as principais lideranças da China reafirmarem que continuarão estimulando a segunda maior economia do mundo.

Os mercados de ações americanos e europeus ainda refletem, respectivamente, a disparada da ação da fabricante de chip Micron Technology (MUTC34), que divulgou balanço melhor do que o esperado, e sinais de melhora da confiança na Alemanha. Veja aqui a operação das bolsas europeias nesta manhã.

Nesta quinta-feira, os investidores buscam mais sinais sobre a política monetária americana e europeia nas falas de dirigentes do Fed e do BCE.

O dólar abriu em queda firme nesta quinta-feira após indicadores americanos e alinhado à queda dos juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) – veja mais aqui.

Economia americana

Além da divulgação do relatório do BC com as perspectivas para a economia brasileira, também foi conhecido o PIB americano e o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) do segundo trimestre.

O PIB dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 3,0% no segundo trimestre de 2024, de acordo com a terceira e última estimativa do Departamento de Comércio do país. O resultado veio em linha com a leitura anterior e a expectativa de analistas ouvidos pela FactSet.

Publicidade

Já o PCE subiu ao ritmo anualizado de 2,5% no segundo trimestre, perdendo força depois de avançar 3,4% no primeiro trimestre, de acordo com a terceira e última estimativa divulgada nesta quinta-feira.

Commodities

Apesar de sinais de mais medidas para animar a economia chinesa, o petróleo recua mais de 2,00% com Líbia e Arábia Saudita no radar. O minério de ferro, por sua vez, fechou em alta de 1,75% em Dalian.

A operação das commodities impacta os principais American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) negociados no pré-mercado de Nova York, com destaque aos da Vale (VALE3), que sobem em torno de 4%. Em contrapartida, o ADR da Petrobras (PETR3; PETR4) recua 0,61%.

Ainda no Ibovespa hoje, investidores de câmbio e de juros futuros também ficarão atentos a possíveis sinais de política monetária doméstica, após o alívio surpreendente no IPCA-15 ter sido insuficiente para apagar as apostas de aceleração no ritmo de alta da Selic a 0,50 ponto porcentual no Comitê de Política Monetária (Copom) de novembro. Confira mais análises do indicador de inflação nesta matéria.

*Com informações do Broadcast

Publicidade