• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Só 2 dos principais candidatos a prefeito de São Paulo têm propostas sobre educação financeira para jovens

Saiba o que dizem os candidatos para a Prefeitura de São Paulo sobre economia e educação financeira

Por Janize Colaço

04/10/2024 | 18:28 Atualização: 04/10/2024 | 18:28

Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB) disputam a prefeitura de São Paulo. Foto: Reprodução
Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB) disputam a prefeitura de São Paulo. Foto: Reprodução

No Brasil, 45% dos adolescentes apresentam um baixo letramento financeiro. A pesquisa foi realizada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), e publicada em junho pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Apesar da urgência sobre o assunto, a educação financeira e economia estão presentes em apenas duas propostas dos candidatos a prefeito de São Paulo.

Leia mais:
  • Eleições em São Paulo: quem é o candidato a prefeito mais rico? Veja o patrimônio dos 5 principais
  • OPINIÃO. Eleições 2024: candidatos de centro lideram disputas nas capitais
  • Como a eleição presidencial americana pode afetar o dólar?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na divulgação de candidatura e contas eleitorais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas Pablo Marçal, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), cita nominalmente a educação financeira em suas propostas de governo. Guilherme Boulos, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), fala em formações voltadas à economia criativa e digital para jovens a partir de 15 anos.

Enquanto isso, Tabata Amaral, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), promete uma linha de crédito específica para jovens, incluindo capacitação em gestão financeira. Na mesma linha, José Luiz Datena, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), propõe ampliar o “Bolsa Trabalho Formação Jovem”, programa que já atende jovens entre 14 e 29 anos. Já o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), não cita projetos do tipo em seu plano.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Vale lembrar que, de acordo com a Constituição Federal, no artigo 211, é de competência dos municípios fornecer o ensino fundamental I e a educação infantil. Mas mesmo que as prefeituras não possam atuar diretamente na grade curricular dos ensinos fundamental II e médio, o E-Investidor também considerou programas educacionais. As iniciativas com maior foco em estimular a empregabilidade foram consideradas com viés profissionalizante.

O que os candidatos à Prefeitura de São Paulo dizem sobre educação financeira e economia aos adolescentes?

Sem entrar em muitos detalhes, como a faixa etária das estudantes, o candidato Pablo Marçal propõe implementar a educação financeira no currículo escolar. “É para que os alunos adquiram conhecimentos sobre gestão de finanças pessoais, investimentos e empreendedorismo. A educação financeira na escola está associada a melhores decisões financeiras na vida adulta” diz o documento.

Outra proposta vem de Guilherme Boulos, que fala na criação de “Centros de Oportunidades”. Focado na nova economia e suporte ao empreendedorismo, o programa atuaria em regiões onde a oferta de educação, emprego e renda é menor, destinado à formação de jovens a partir dos 15 anos.

Os cursos serão voltados à economia criativa e digital, incluindo Programação, Design, Tecnologia da Informação, Tecnologia Ambiental, Moda, Turismo, Idiomas e Gastronomia. “A proposta é conectar a formação profissional com a economia de serviços e a tecnologia que caracterizam a São Paulo do século 21.”

Propostas de apoio profissionalizantes aos jovens paulistanos

Já a candidata Tabata Amaral fala na criação de uma linha de crédito “Jovem Empreendedor”, que visa apoiar jovens entre 18 e 29 anos no acesso ao crédito para empreender. O programa também vai oferecer suporte na formalização dos negócios e desburocratizar processos.

“Além do crédito específico, o programa ampliará e aprimorará a formação em habilidades empreendedoras, preparando os jovens para os desafios do mercado e aumentando suas chances de sucesso”, diz o documento de propostas. Estão inclusos no programa a capacitação em gestão financeira, marketing e inovação.

Publicidade

Por fim, José Luiz Datena promete manter e ampliar o “Bolsa Trabalho Formação Jovem”. Trata-se de um programa voltado a jovens entre 14 e 29 anos, que pertencem a famílias cuja renda per capita mensal seja igual ou inferior a um salário mínimo. Já o atual prefeito de São Paulo, que busca se manter no cargo por mais quatro anos, não apresentou propostas específicas de educação financeira e economia para jovens. Mesmo assim, em seu plano são citados projetos de apoio e capacitação de empreendedores.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Educação Financeira
  • Eleições
  • Prefeitura de São Paulo
Cotações
24/03/2026 17h43 (delay 15min)
Câmbio
24/03/2026 17h43 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje sobe mais de 3% e salta quase 6 mil pontos após Trump pausar ataques ao Irã; dólar cai a R$ 5,24

  • 2

    Conflito de interesses impulsiona migração da assessoria para consultoria. O fee fixo é para todo mundo?

  • 3

    Imposto de Renda 2026: veja regras, prazos, tabela atualizada e quem deve declarar

  • 4

    Nubank vai pagar até R$ 6 mil de cashback para clientes que transferirem investimentos para o banco

  • 5

    Declaração conjunta no IR 2026: quando vale a pena declarar junto e quando não compensa

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia 2026: tem pagamento do benefício hoje (24)?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia 2026: tem pagamento do benefício hoje (24)?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (24)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (24)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: incluiu um dependente? Evite este erro para não cair na malha fina
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: incluiu um dependente? Evite este erro para não cair na malha fina
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: onde sacar o prêmio?
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: onde sacar o prêmio?
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: qual o valor mínimo da cota do bolão?
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: qual o valor mínimo da cota do bolão?
Imagem principal sobre o Auxílio-reclusão: até quando filhos dependentes podem receber o benefício?
Logo E-Investidor
Auxílio-reclusão: até quando filhos dependentes podem receber o benefício?
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: onde fazer o bolão?
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: onde fazer o bolão?
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: quantas cotas é possível selecionar no bolão?
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: quantas cotas é possível selecionar no bolão?
Últimas: Educação Financeira
Inadimplência no Brasil: 4 em cada 10 negativados já estavam no vermelho há 10 anos, aponta Serasa
Educação Financeira
Inadimplência no Brasil: 4 em cada 10 negativados já estavam no vermelho há 10 anos, aponta Serasa

Levantamento mostra avanço da inadimplência, mudança no perfil dos devedores e alta da dívida média

24/03/2026 | 12h24 | Por Isabela Ortiz
IR 2026: as regras para declarar dependentes e evitar cair na malha fina
Educação Financeira
IR 2026: as regras para declarar dependentes e evitar cair na malha fina

A inclusão dos dependentes interfere no cálculo do imposto, mexe no volume de informações e exige cuidado com renda, patrimônio e despesas

24/03/2026 | 10h04 | Por Igor Markevich
Marília Fontes explora como juros e cenário econômico impactam a bolsa em novo livro
Educação Financeira
Marília Fontes explora como juros e cenário econômico impactam a bolsa em novo livro

Sessão de autógrafos em São Paulo conecta renda fixa e decisões em renda variável

23/03/2026 | 18h49 | Por E-Investidor
Google lança movimento com bancos para promover conteúdos de educação financeira
Educação Financeira
Google lança movimento com bancos para promover conteúdos de educação financeira

Iniciativa apoiada por B3, Banco BV, Mercado Pago e C6 Bank busca simplificar o "economês" com conteúdos no YouTube

23/03/2026 | 10h19 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador