O índice Ibovespa futuro abriu nesta segunda-feira (7) em queda de 0,16%, chegando aos 131.990 pontos. O recuo se dá com atenções voltadas às previsões do boletim Focus e à reação do mercado após as eleições municipais – veja aqui a agenda econômica completa da semana.
Leia também
A fraqueza dos futuros de Nova York deve pesar no principal índice da B3 futuro. Por outro lado, novas tensões entre Irã e Israel provocam o avanço do petróleo em torno de 2,00%, o que deve estimular os ativos relacionados à commodity. Enquanto isso, o minério de ferro salta 2,03% em Cingapura.
Por volta das 8h56, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 0,26% na esteira do petróleo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda no cenário local, destaque para os números do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de setembro. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o indicador avançou 1,03% no mês. O resultado ficou acima das expectativas do Projeções Broadcast, que era de 0,83%.
Boletim Focus
O mercado brasileiro renovou as apostas para inflação e juros nos horizontes de curto, médio e longo prazo pelo boletim Focus, do Banco Central (BC). Veja a análise completa nesta matéria.
Segundo o documento, a mediana para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024 oscilou de 4,37% para 4,38%, ainda próxima do teto da meta, de 4,50%. Para o IPCA de 2025 se manteve em 3,97%, de 3,92% um mês antes.
A mediana do relatório para a taxa Selic no fim de 2024 seguiu em 11,75%, consolidando a expectativa do mercado para o atual ciclo de aperto nos juros, com duas altas de 0,50 pp nas duas próximas reuniões do colegiado, em novembro e dezembro. Há um mês, a projeção era de 11,25%.
A estimativa intermediária do documento do BC para a taxa no fim de 2025 seguiu em 10,75%, de 10,25% um mês antes.
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições municipais ocorreu no domingo (6) e, após a apuração das urnas, os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) seguem para o segundo turno do pleito em São Paulo. Em uma disputa extremamente acirrada, Nunes e Boulos registraram 29,48% e 29,07% dos votos, respectivamente. O segundo turno das eleições municipais acontece em 27 de outubro.
Publicidade
O E-Investidor checou os patrimônios dos candidatos e como investem o dinheiro. Os dados do perfil financeiro de cada um foram retirados das declarações de patrimônio feitas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Saiba qual dos cinco principais nomes que participaram do 1º turno da disputa eleitoral é o mais rico nesta reportagem.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações do Broadcast
Publicidade