A aposentadoria é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros que recebem para a Previdência Social, seja por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esse benefício é fundamental para garantir uma renda aos idosos e pessoas com deficiência, proporcionando segurança financeira e qualidade de vida na terceira idade.
Leia também
Desde junho de 2024, o governo está realizando uma revisão dos benefícios concedidos. Com um foco maior no Benefício da Prestação Continuada (BPC) e o auxílio-doença (Benefício por Incapacidade Temporária).
O pente-fino tem como principais objetivos revisar e prevenir fraudes, garantindo que os recursos de Previdência sejam destinados corretamente aos segurados que realmente têm direito.
Publicidade
De acordo com o site oficial do Governo, até maio, foi realizada a revisão de 57,7 mil benefícios, resultando na interrupção de 37.325 benefícios e na suspensão de outros 20.375. Essas ações levaram à contenção de R$ 750,85 milhões em pagamentos indevidos.
Mas, afinal, o que posso fazer para a minha aposentadoria não cair no pente-fino?
Uma maneira simples de garantir a permanência do benefício é manter os seus dados atualizados junto ao CadÚnico (Cadastro Único) e no Meu INSS. Confira outras dicas abaixo:
- Compareça às convocações do INSS para revisões e perícias médicas;
- Mantenha a documentação em ordem e forneça informações verdadeiras;
- Não acumule o BPC com outros benefícios previdenciários;
- Em casos de famílias que precisam gastar com fraldas e atendimentos de fisioterapia, declare o valor gasto como algo que neutraliza a renda das pessoas da residência;
- Cumpra os critérios de renda familiar;
- Tenha o CPF regularizado e suas informações atualizadas no aplicativo do Meu INSS;
- Esteja sempre com o relatório médico atualizado e mantenha uma rotina de consultas médicas para a reavaliação;
- O documento médico deve conter CID (Classificação Internacional das Doenças).
Como atualizar os dados da aposentadoria?
Caso os seus dados estejam desatualizados no site Meu INSS, é possível realizar a atualização entrando na seção “Atualizar Cadastro”. Além disso, é possível atualizar os seus dados ligando para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.
Caso os seus dados estejam desatualizados no CadÚnico, a atualização é realizada pessoalmente em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município.
Minha aposentadoria foi bloqueada e agora?
Caso a sua aposentadoria tenha sido bloqueada, será necessário entrar com recurso. O processo pode ser realizado comparecendo pessoalmente em uma agência do INSS, pelo site e aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone no número 135.
Colaborou: Renata Duque.