Publicidade

Radar da Imprensa

É isto que você precisa fazer para não perder sua aposentadoria

Desde junho o governo tem realizado um pente-fino nos benefícios concedidos

É isto que você precisa fazer para não perder sua aposentadoria
Veja o que você precisa fazer para não perder a sua aposentadoria. Foto: Adobe Stock

A aposentadoria é um direito garantido aos trabalhadores brasileiros que recebem para a Previdência Social, seja por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esse benefício é fundamental para garantir uma renda aos idosos e pessoas com deficiência, proporcionando segurança financeira e qualidade de vida na terceira idade.

Desde junho de 2024, o governo está realizando uma revisão dos benefícios concedidos. Com um foco maior no Benefício da Prestação Continuada (BPC) e o auxílio-doença (Benefício por Incapacidade Temporária).

O pente-fino tem como principais objetivos revisar e prevenir fraudes, garantindo que os recursos de Previdência sejam destinados corretamente aos segurados que realmente têm direito.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

De acordo com o site oficial do Governo, até maio, foi realizada a revisão de 57,7 mil benefícios, resultando na interrupção de 37.325 benefícios e na suspensão de outros 20.375. Essas ações levaram à contenção de R$ 750,85 milhões em pagamentos indevidos.

Mas, afinal, o que posso fazer para a minha aposentadoria não cair no pente-fino?

Uma maneira simples de garantir a permanência do benefício é manter os seus dados atualizados junto ao CadÚnico (Cadastro Único) e no Meu INSS. Confira outras dicas abaixo:

  • Compareça às convocações do INSS para revisões e perícias médicas;
  • Mantenha a documentação em ordem e forneça informações verdadeiras;
  • Não acumule o BPC com outros benefícios previdenciários;
  • Em casos de famílias que precisam gastar com fraldas e atendimentos de fisioterapia, declare o valor gasto como algo que neutraliza a renda das pessoas da residência;
  • Cumpra os critérios de renda familiar;
  • Tenha o CPF regularizado e suas informações atualizadas no aplicativo do Meu INSS;
  • Esteja sempre com o relatório médico atualizado e mantenha uma rotina de consultas médicas para a reavaliação;
  • O documento médico deve conter CID (Classificação Internacional das Doenças).

Como atualizar os dados da aposentadoria?

Caso os seus dados estejam desatualizados no site Meu INSS, é possível realizar a atualização entrando na seção “Atualizar Cadastro”. Além disso, é possível atualizar os seus dados ligando para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

Caso os seus dados estejam desatualizados no CadÚnico, a atualização é realizada pessoalmente em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município.

Minha aposentadoria foi bloqueada e agora?

Caso a sua aposentadoria tenha sido bloqueada, será necessário entrar com recurso. O processo pode ser realizado comparecendo pessoalmente em uma agência do INSS, pelo site e aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone no número 135.

Colaborou: Renata Duque.