Mercado

Greve ou volatilidade de taxas? Site do Tesouro Direto está fora do ar

Logo após a abertura do pregão, investidores só conseguiam negociar títulos do Tesouro Selic 2027 e 2029

Greve ou volatilidade de taxas? Site do Tesouro Direto está fora do ar
Tesouro Direto. (Foto: Adobe Stock)
  • A negociação de títulos do Tesouro Direto está instável na manhã desta quarta-feira (16)
  • Às 10h, logo após a abertura do pregão, investidores só conseguiam negociar títulos do Tesouro Selic com vencimento em 2027 e 2029
  • Geralmente, há interrupção de negociações quando a volatilidade das taxas está muito alta. Mas a plataforma de negociação de títulos públicos também não estava funcionando na terça-feira (15), dia em que as operações foram suspensas pela greve de servidores da Secretaria do Tesouro Naciona

A negociação de títulos do Tesouro Direto está instável na manhã desta quarta-feira (16). Às 10h, logo após a abertura do pregão, investidores só conseguiam negociar títulos do Tesouro Selic com vencimento em 2027 e 2029. As outras opções, como Tesouro Prefixado ou Tesouro IPCA+, estão fora do ar.

Geralmente, há interrupção de negociações quando a volatilidade das taxas está muito alta. Mas a plataforma de negociação de títulos públicos também não estava funcionando na terça-feira (15), dia em que as operações foram suspensas pela greve de servidores da Secretaria do Tesouro Nacional.

Os títulos do Tesouro têm enfrentado volatilidade nos últimos pregões. A piora do sentimento do mercado em relação ao risco fiscal do País está pesando sobre a curva de juros brasileira e boa parte dos ativos é oferecida nas máximas do ano. Como mostramos aqui, na última sexta-feira (11), o Tesouro Prefixado 2027 era negociado com uma rentabilidade anual de 12,82% – a maior oferecida em 2024, segundo o histórico disponível no site do programa. O juro real dos ativos indexados à inflação também estavam em alta, entre 6,35% e 6,74% ao ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O mau humor do mercado em relação ao cenário macroeconômico também se refletiu no leilão de títulos públicos realizado pelo Tesouro na terça-feira (15). As três NTN-Bs ofertadas, com vencimento em 2029, 2035 e 2060, foram leiloadas com taxas reais de 6,69%, 6,52% e 6,53%, respectivamente.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos