Na Europa, a bolsa de Londres se destacou nesta manhã, avançando quase 2% após permanecer fechada ontem, em função do feriado, e reagindo ao acordo alcançado entre o Reino Unido e a União Europeia após o Brexit.
No Brasil, o dia começou com uma agenda econômica de peso. Logo cedo, foi divulgado o IGP-M, que desacelerou a 0,96% em dezembro, após alta de 3,28% no mês de novembro, resultado que ficou abaixo da previsão de 1,2%.
Assim, o índice de inflação encerrou 2020 com alta acumulada de 23,1%. Também pela manhã, foi informado que a taxa de desemprego do país, medida pela Pnad Contínua, encerrou o trimestre até outubro em 14,3%, melhor que a mediana projetada, de 14,7% e abaixo da leitura do mês anterior, de 14,6%.
O resultado mostra uma recuperação mais rápida que o esperado no mercado de trabalho do país. Na bolsa, o Ibovespa abriu a sessão em alta, se aproximando dos 120 mil pontos, mas perdeu fôlego no final da manhã, avançando 0,1%, aos 119.200 pontos aproximadamente. No câmbio, após alta na véspera, o dólar recua 1,3%, negociado aos R$ 5,17.