

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (4) a sexta-feira (8), contém eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores ficarem de olho.
Publicidade
O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (4) a sexta-feira (8), contém eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores ficarem de olho.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A semana começa com a divulgação do Relatório Focus na segunda-feira (4). O documento é elaborado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e traz as principais previsões econômicas do mercado. Sai também a inflação da cidade de São Paulo no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC), anunciado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
No exterior, o destaque é a publicação do PMI Industrial, ou Índice de Gerente de Compras Industrial, na Zona do Euro e Alemanha. O dado mede a saúde e o nível de atividade do setor da construção. Já na China aguarda-se o PMI do Setor de Serviços, que mede o nível de atividade de gerentes de compras na indústria da construção e se concentra em setores como varejo, turismo e serviços em geral.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Terça-feira (5) é dia de acompanhar as eleições presidenciais nos Estados Unidos, onde Donald Trump e Kamala Harris disputam o comando da Casa Branca. Além disso, veremos o PMI Composto nos próprios EUA, além do Brasil e Reino Unido. Nesta último país e no Japão, sai também o PMI do Setor de Serviços.
Na quarta-feira (6) os olhos estarão voltados para a Taxa de Juros Selic definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano. A taxa corresponde ao aumento de 0,25 pontos percentuais e foi definida no dia 18 de setembro.
Vale lembrar que, pela manhã, será compartilhado com o mercado brasileiro o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que registra a alta de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços ao consumidor final.
Na agenda internacional, teremos o PMI do Setor de Serviços na Alemanha e Zona do Euro, além do PMI Composto neste último.
Publicidade
Na quinta-feira (7) é importante ficar de olho nas taxas de juros anunciadas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e pelo Banco da Inglaterra, no Reino Unido. Já na Alemanha e China, esperamos os dados da balança comercial, que indica os valores das importações e das exportações de mercadorias.
Na sexta-feira (8), o último dia útil da semana, sai o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que contempla todas as regiões do Brasil e é a medição oficial da inflação no País. Nos EUA, será lançado o resultado do sentimento econômico na Universidade de Michigan e o IPC na China.
05:00 – IPC Fipe (out)
8:25 – Boletim Focus
06:00 – PMI Industrial
05:55 – PMI Industrial
22:45 – PMI Setor de serviços
07:00 – Eleições presidenciais
10:30 – Balança comercial
Publicidade
11:45 – PMI Composto
06:30 – PMI Composto
06:30 – PMI Setor de serviços
10:00 – PMI Composto
10:00 – PMI Setor de serviços
20:50 – Atas da Reunião de Política Monetária
21:30 – PMI do Setor de Serviços
08:00 – IGP-DI
Publicidade
15:00 – Balança comercial
18:30 – Taxa de Juros Selic (Copom)
05:55 – PMI Setor de serviços
06:00 – PMI Composto
06:00 – PMI Setor de serviços
16:00 – Taxa de Juros (FOMC)
00:00 – Balança comercial
04:00 – Balança comercial
09:00 – Decisão da taxa de juros (Banco da Inglaterra)
09:00 – IPC
09:00 – IPCA
12:00 – Sentimento Universidade de Michigan
22:30 – IPC
Fonte: Investing, Broadcast e Ágora Investimentos
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador