O Ibovespa hoje abriu em queda de 0,13%, aos 130.346 pontos nesta terça-feira (5). Investidores monitoram as eleições presidenciais dos Estados Unidos e o primeiro dia do Comitê de Política Monetária (Copom), além de balanços do terceiro trimestre, como do Itaú (ITUB4) – confira aqui detalhes da agenda cheia desta terça-feira.
Os sinais positivos predominam nas bolsas internacionais e, junto com o avanço das commodities, ainda podem impusionar o principal índice da B3 hoje ao longo do dia.
Além de focar no noticiário eleitoral americano e nos rumos dos juros no Brasil e no exterior, o investidor ainda fica à espera de um possível anúncio de corte de gastos em breve pelo governo federal.
Na última segunda-feira (4), o Índice Bovespa fechou com alta de 1,87%, aos 130.514,79 pontos, animado por notícias sobre o pacote fiscal. “Essa volta aos 130 mil pontos é positiva, com chance de buscar os 132 mil pontos e acionar mais altas em seguida”, analisa Alvaro Bandeira, coordenador de Economia da Apimec Brasil.
O que movimenta o Ibovespa hoje
Bolsas internacionais
Os juros dos Treasuries (títulos da dívida americana) têm viés de alta com a indefinida eleição americana no foco, cujo resultado só sairá nos próximos dias. Confira aqui como está o movimento do dólar.
Nas bolsas, predominam sinais positivos. A Boeing (BOEI34) se destaca no pré-mercado em Nova York, após trabalhadores aprovarem nova proposta de ajuste salarial, encerrando greve.
O humor dependerá da evolução do pleito em meio à espera da decisão de juros do Federal Reserve (Fed) desta quinta-feira, para a qual há consenso de corte de 25 pontos-base. As bolsas da Europa oscilam em dia de eleição nos EUA com disputa apertada entre Trump e Harris – leia mais aqui.
O agregador de pesquisas da ABC News apontava Kamala Harris com 48% das intenções de voto e Donald Trump com 46,8% nesta manhã.
Em seu último discurso de campanha, Kamala disse que as eleições devem ser as mais acirradas da história, mas que o “ímpeto” está do lado dela.
Publicidade
Já Donald Trump repetiu denúncias falsas sobre fraudes eleitorais e voltou a associar a presença de imigrantes à criminalidade. Resultados quase completos são esperados na Geórgia, Carolina do Norte e Michigan ainda nesta noite.
Além das eleições americanas, esta terça-feira é marcada pelo início das discussões sobre juros no Brasil e nos Estados Unidos, que se encerram na próxima quarta-feira (6).
Para a decisão de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), há consenso de corte de 25 pontos-base. Já no caso do Copom, é esperado o aumento da Selic em 50 pontos-base, para 11,25%.
Para além das discussões de juros e eleições, a temporada debalanços do terceiro trimestre segue ganhando forma nesta terça-feira. Os investidores devem repercutir os resultados “perfeitos” do Itaú divulgados na véspera. O banco reportou lucro líquido gerencial de R$ 10,675 bilhões no terceiro trimestre deste ano, um resultado 18,1% superior ao observado em igual intervalo de 2023.
Os resultados saíram em linha com o esperado pelos mercados, que apostaram que o Itaú teria o melhor balanço entre os bancões no período, como é possível conferir nesta reportagem.
Nesta terça-feira, após o fechamento da B3, são esperados os resultados trimestrais da Gerdau (GGBR4), Prio (PRIO3) e Telefônica Brasil (VIVT3) e GPA (PCAR3).
Commodities
As commodities mostram avanço na manhã desta terça-feira. O minério de ferro fechou em alta de 2,53% em Dalian, na China, enquanto o petróleo sobe em torno de 0,50%.
Publicidade
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4) subiam 0,93% e 0,68% respectivamente, no pré-mercado de Nova York, por volta das 10 horas (de Brasília).
Mercado brasileiro
Sem indicadores de peso na agenda e à espera da decisão do Copom, os ativos locais devem ser conduzidos pela reação externa às notícias da eleição nos EUA em meio à espera do anúncio do pacote fiscal no Brasil. Na Bolsa, vários resultados trimestrais devem repercutir, como os números do BB Seguridade (BBSE3) e o balanço do Itaú (ITUB4).
Em relação ao corte de gastos, o Ministério da Fazenda informou na noite de segunda-feira (4) que as propostas em discussão foram apresentadas e compreendidas na reunião, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros.
Outros ministérios serão convocados nesta terça-feira pela Casa Civil para participar do debate, sem detalhar quais. O Ibovespa hoje deve continuar cobrando um anúncio logo do pacote de medidas.