O pregão desta quinta-feira (7) foi de forte alta nas bolsas americanas e no Ibovespa, com os índices renovando máximas históricas de fechamento. No geral, a expectativa de aprovação de mais estímulos fiscais nos EUA, abrindo espaço para uma recuperação da economia, dá o tom de maior otimismo e sustenta o avanço das principais commodities.
Leia também
Além do cenário externo favorável, a notícia sobre o início da vacinação no Brasil, provavelmente ainda em janeiro, ajudou na melhora do humor. Mais uma vez, a performance da bolsa brasileira foi sustentada pelas altas da Vale, de siderúrgicas, de ações de papel e celulose e do setor financeiro, o que pode indicar a entrada do investidor estrangeiro, dada a maior liquidez dos setores.
O movimento positivo só foi abalado pela persistente preocupação com a trajetória fiscal no País, em meio a dúvidas sobre mudanças nas regras do teto dos gastos, o que acabou elevando os prêmios na curva de juros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No fim do pregão, o Ibovespa tinha alta de 2,8%, aos 122.386 pontos e giro financeiro de R$ 43,6 bilhões. No câmbio, o dólar avançou 1,8%, aos R$ 5,40. Amanhã, destaque no Brasil para o resultado da produção industrial de novembro, enquanto nos EUA será divulgado o payroll, com os dados oficiais do mercado de trabalho do país.