Publicidade

Radar da Imprensa

Azul (AZUL4) libera compra de passagens aéreas com FGTS; saiba como usar

A novidade permite usar o saldo do Fundo de Garantia para viajar de avião

Azul (AZUL4) libera compra de passagens aéreas com FGTS; saiba como usar
Azul (AZUL4). Foto: Adobe Stock

A Azul Linhas Aéreas (AZUL4), anunciou em parceria com o Banco Digio, um banco digital vinculado ao Bradesco, uma opção de pagamento que permite utilizar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para adquirir passagens aéreas. O recurso está disponível diretamente no aplicativo da Azul e utiliza a modalidade de Saque-Aniversário do FGTS.

De acordo com o comunicado da empresa, para fazer uso da novidade, é necessário que o usuário opte pelo Saque-Aniversário por meio do aplicativo oficial do FGTS, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.

Além disso, é preciso autorizar o Banco Digio a acessar os dados do saldo no fundo. Uma vez solicitada a transação, o pedido passa por uma análise da Caixa, que pode levar até 24 horas para liberação.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

O status da análise será comunicado ao comprador por e-mail, e ele terá a possibilidade de acompanhar o andamento do processo acessando a área “Minhas Viagens” no aplicativo da Azul.

Se a solicitação de pagamento com FGTS for recusada pela Caixa, o passageiro será notificado por e-mail e terá um prazo de 12 horas para optar por outro método, como Pix ou cartão de crédito.

Após esse período, a reserva será automaticamente cancelada. Para cancelamentos voluntários, o cliente deve acionar a Central de Atendimento da Azul em até 24 horas após a compra para evitar cobrança de taxas.

Como comprar pacotes de viagem com saldo do FGTS?

Além das passagens aéreas, os trabalhadores também podem utilizar o saldo do FGTS para adquirir pacotes de turismo completos, oferecidos pela agência de viagens CVC (CVCB3) aprova programa de recompra de até 15,7 milhões de ações; saiba mais.

A empresa permite a antecipação de até três parcelas do saque-aniversário, que podem ser usadas para cobrir os custos de hospedagem, transporte aéreo e outros serviços adicionais, como traslados.

Publicidade

Conforme afirma o E-Investidor, a CVC se tornou pioneira entre as agências de turismo ao disponibilizar essa forma de pagamento, em colaboração com o Digio. Para a empresa, a ideia é aumentar sua base de clientes e sua taxa de conversão de vendas. No entanto, esse benefício tem um custo: a taxa é de 1,99% ao mês, totalizando 26,67% ao ano, o que pode, em até três anos, duplicar o valor inicialmente contratado.

Na prática, o serviço funciona como um empréstimo consignado com base nos saques futuros, disponível para contas ativas e inativas do FGTS e para quem está negativado no mercado. “Agora, na CVC, esse dinheiro pode se transformar em uma viagem incrível, beneficiando as mais de 82 milhões de pessoas que possuem saldo no Fundo de Garantia”, diz o diretor geral da CVC Viagens, Emerson Belan, mostrando o público-alvo do serviço.

Como consultar o saldo do FGTS?

A consulta ao saldo do fundo é realizada por meio do aplicativo do FGTS, disponível para download para Android e IOS. Após instalar o aplicativo basta seguir o passo a passo:

  • Abra o aplicativo e clique em “Cadastre-se”;
  • Preencha os dados solicitados;
  • Crie uma senha numérica de pelo menos seis dígitos;
  • Em seguida será enviado um código via SMS no telefone cadastrado para a ativação da conta, digite o código recebido no aplicativo;
  • Após a ativação complete o seu cadastro, respondendo sobre a sua vida profissional;
  • Para finalizar o seu cadastro leia e aceite as condições de uso do aplicativo, clicando em “Concordar”.

Após completar o cadastro, você terá acesso completo ao aplicativo. Na primeira tela, visualize o saldo total do FGTS na aba “Saldo total”.

Colaborou: Gabrielly Bento.