Enquanto o bitcoin recua em torno de 1%, o token XRP opera na direção contrária na manhã desta terça-feira (3). Por volta das 10h50 (horário de Brasília), a criptomoeda da Ripple, plataforma de pagamentos, avança 4,60% no acumulado das últimas 24h. Já em novembro, os ganhos chegaram a 330%, segundo dados Bitybank.
Leia também
Assim como ocorreu com o BTC, a forte valorização também reflete a euforia dos investidores em torno da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos (EUA). O republicano prometeu ao longo da sua campanha flexibilicar a regulação do setor de criptomoedas no território norte-americano.
Para Isarel Buzaym, diretor de comunicação e especialista em cripto do Bitybank, esses medidas podem resultar na retirada dos processos contra a Ripple na Securities and Exchange Commission (SEC) – órgão dos Estados Unidos equivalente à Comissão de Valores Mobiliários brasileira. “Trump disse que demitiria Gary Gensler (crítico de cripto e atual presidente da SEC) e isso provavelmente poderia derrubar os processos contra a Ripple na SEC”, informou Buzaym.
Vale destacar que, no fim de novembro, Gensler anunciou a sua saída do cargo no dia 20 de janeiro de 2025. A movimentação já era prevista, mas endossa a expectativas do setor para um ambiente mais flexível para o setor de criptomoedas. Além disso, circularam rumos no mercado de que o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, com Donald Trump que ajudaram na disparada da moeda nas últimas semanas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por outro lado, após essa euforia em torno do resultado das eleições presidenciais nos EUA, a tendência é que o token sofra correções fortes mos próximos dias. “Enxergo o ethereum, Solana e outras moedas de rede como ativos mais valiosos que o XRP. E quando há uma alta repentina no curto prazo, a realização de luco pode derrubar a moeda digital”, diz Buzaym.