Publicidade

Criptomoedas

Bitcoin recua após o Natal com restrições na Rússia e estimativas do Fed

Na manhã desta quinta-feira (26), a maior criptomoeda em valor de mercado operav com perdas de 3,61%

Bitcoin recua após o Natal com restrições na Rússia e estimativas do Fed
O bitcoin é a maior criptomoeda em valor de mercado (Foto: Adobe Stock)

O bitcoin em dólar inicia as negociações desta quinta-feira (26) após o feriado de Natal no campo negativo. Por volta das 8h30 (horário de Brasília), o maior ativo digital em valor de mercado opera com perdas de 3,61%, sendo negociado a US$ 95,7 mil. A depreciação acontece em meio a proibição de mineração de criptomoedas na Rússia.

Segundo informações do CoinTelegraph, a medida é válida para 10 regiões do país e está alinhada às leis de mineração de criptomoedas da Rússia, assinadas pelo presidente Vladimir Putin neste ano. A proibição entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2025 e se estende até 15 de março de 2031. Os investidores repercutem ainda as estimativas do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) sobre os próximos passos da política monetária dos Estados Unidos.

No dia 18 de dezembro, os membros do BC americano disseram que enxergam apenas dois cortes de 0,25 pontos porcentuais em 2025. A projeção frustrou as expectativas dos investidores que esperavam uma continuidade do ciclo de afrouxamento monetário de forma mais agressiva. Apesar desses eventos, Beto Fernandes, analista da Foxbit, acredita que o mercado de criptomoedas não deve apresentar perdas relevantes devido à queda da liquidez e do volume de negociações durante a semana do Natal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Essa redução abre espaço para possíveis volatilidades, já que ofertas ou demandas muito grandes podem não encontrar compradores ou vendedores o suficiente”, ressaltou o analista. Já em janeiro, a expectativa é que a demanda pela criptomoeda volte a ganhar força com a mudança do governo nos Estados Unidos. No acumulado do ano, o bitcoin em dólar apresenta uma valorização de 116,35%.