A China anunciou tarifas de 34% a todos os bens importados dos EUA, em resposta ao tarifaço anunciado pelo governo Trump nesta semana. As tarifas chinesas aos EUA entram em vigor no próximo dia 10, segundo comunicado da Comissão Tarifária do Conselho Estatal divulgado nesta sexta-feira. Na última quarta-feira (2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas “recíprocas” de 34% a importações da China, que se somam à tarifação anterior de 20% já em vigor.
Trazendo certo alívio, o relatório de empregos americano (payroll) revelou a criação de vagas acima do esperado, mas também trouxe revisões para baixo nos números dos meses anteriores e indicou taxa de desemprego levemente superior às projeções.
A Apple (AAPL34) caía 3,35%, pressionada pelo impacto das novas tarifas sobre produtos fabricados na China, já que a produção do iPhone é majoritariamente concentrada no país asiático.
A Tesla (TSLA34) recuava 2,60%, refletindo a frustração do mercado com os números de entregas no primeiro trimestre. A Intel (ITLC34) cedia 1,43%, mesmo após a divulgação das primeiras informações sobre sua joint venture (cooperação entre empresas que geralmente implica em uma nova organização societária) com a TSMC.
Às 10h32 (de Brasília), entre as bolsas de Nova York, o Dow Jones cedia 2,32%, o S&P 500 recuava 2,35% e o Nasdaq caía 2,78%.