

Bitcoin e o resto do mercado de criptomoedas dispararam no início desta semana enquanto o Presidente Trump se envolvia em uma disputa com o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Ethereum e Dogecoin ambos ganharam 3% nas últimas 24 horas.
“O movimento do Bitcoin acima de US$ 87.000 – alta de quase 3% – é um sinal claro de que os investidores estão buscando refúgio em ativos descentralizados diante do aumento de tarifas, preocupações com a inflação e incerteza econômica global,” diz Nicholas Roberts-Huntley, CEO das empresas de cripto Concrete e Glow Finance, à Fortune.
Os ganhos do mercado de cripto vêm em meio às ameaças de Trump de demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, por não baixar os juros tão rapidamente quanto ele gostaria. A disputa levantou preocupações sobre o status tradicional do Fed como um banco central independente, não sujeito a pressões políticas. É improvável que o presidente tenha o poder de fazer isso, mas isso pode mudar no futuro. Na sexta-feira, a Casa Branca confirmou que Trump está “estudando” se o presidente tem o poder de terminar o mandato de Powell antes de 2026.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
E enquanto o mercado de cripto está desfrutando de um alívio na reunião, o mercado de ações tradicional continuou a deslizar. Embora o S&P 500 e o Dow Jones tenham feito pequenos ganhos em relação aos baixos deste mês, os índices estão ambos em queda de 3% na segunda-feira.
E os comentários públicos de Trump sobre Powell parecem ter prejudicado ainda mais o valor do dólar americano. A moeda já caiu significativamente desde a posse de Trump em janeiro e, na segunda-feira, caiu para seu valor mais baixo desde 2022 quando comparado a moedas estrangeiras.
À medida que as preocupações sobre tarifas, inflação e a independência do Fed se tornam mais evidentes, algumas pessoas estão investindo em moedas digitais porque elas são desvinculadas de qualquer entidade centralizada, permitindo que flutuem independentemente do mercado de ações.
Youwei Yang, economista-chefe da empresa de mineração de Bitcoin BIT Mining, disse à Fortune que, embora o Bitcoin se mova em conjunto com as ações no curto prazo, ele pode servir como um refúgio das pressões geopolíticas no longo prazo.
Publicidade
“Nos estágios iniciais das crises, muitas vezes o Bitcoin se comporta como um ativo de risco — semelhante às ações de tecnologia — caindo acentuadamente em meio ao pânico,” ele disse. “No entanto, à medida que os mercados se estabilizam e os investidores reavaliam, ele pode exibir características de um ativo seguro, semelhante ao ouro.”
*Esta história foi originalmente publicada na Fortune.com (c.2024 Fortune Media IP Limited) e distribuída por The New York Times Licensing Group. O conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.