

A Neoenergia (NEOE3) celebrou um contrato para a venda de 50% de novas ações a serem emitidas na Neoenergia Transmissão para o fundo de investimentos Unique Power, detido pela Warrington.
As ações serão emitidas em razão de aumento de capital, na Neoenergia Transmissão, a partir de aporte da totalidade da participação acionária detida pela companhia na Itabapoana, considerando equity value de R$ 127,5 milhões (data base de 30 de setembro de 2024). O valor está sujeito a ajustes até a data do fechamento da transação.
O Unique Power aderirá ao acordo de acionistas existente entre a Neoenergia e a Warrington passando a atuar em bloco com a Warrington, sendo que a soma da participação de ambos (Unique Power e Warrington), na Neoenergia Transmissão, será de 50%. Dessa forma, a Neoenergia Transmissão segue sendo co-controlada pela companhia em conjunto com a Unique Power e a Warrington.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo a Neoenergia, a dívida líquida de Itabapoana no valor de R$ 577 milhões (data base de 30 de dezembro de 2024), já se encontra desconsolidada, uma vez que, em dezembro de 2024, a Itabapoana havia sido classificada como ativo não circulante, mantido para venda.
A transação é a primeira operação realizada após a assinatura do acordo de desenvolvimento (Framework Investment Agreement – FIA) firmado entre a Neoenergia e a Warrington em 25 de abril de 2023, que concedeu à Warrington um direito de primeira oferta de ações representativas de 50% de participação societária em outros ativos de transmissão da companhia, em fase de construção ou já operacionais.
A venda da participação precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre outras condições.