Veja detalhes sobre a operação e cotação do dólar hoje. (Foto: Adobe Stock)
O dólar hoje fechou a sessão desta sexta-feira (2), na volta do feriado do dia do trabalhador, com queda de 0,38%, a R$ 5,6549. A moeda americana teve uma sessão de alta global na quinta-feira (1), enquanto o mercado brasileiro estava fechado, e agora corrige parte do movimento. Sinais de que a China quer abrir negociações de tarifas com os Estados Unidos ajudam, enquanto investidores também repercutem a divulgação do payroll de abril nesta manhã.
O relatório de emprego dos EUA é um dos principais indicadores econômicos monitorados pelo Federal Reserve (Fed), o banco central americano, antes das decisões de juros. A próxima reunião de política monetária da instituição acontecerá na quarta-feira (7). A criação de vagas de emprego no país foi de 177 mil vagas em abril; a expectativa de mercado apontava para 138 mil novos postos de trabalho. Após a divulgação do indicador, o dólar acelerou a queda contra moedas fortes e emergentes.
Apesar dos números acima das projeções, a leitura do mercado foi majoritariamente positiva, aumentando a expectativa por cortes de juros pelo Fed. A desvalorização do dólar ganhou força depois do relatório do Departamento de Comércio dos EUA mostrar queda de 0,2% nas encomendas à indústria, excluindo transportes.