Você está desperdiçando muito dinheiro com isso na cozinha, alerta chef Michelin
Foto: Adobe Stock
Um dos maiores nomes da alta gastronomia mundial, o chef franco-americano Gabriel Kreuther, dono de um restaurante homônimo com duas estrelas no Guia Michelin, fez um alerta aos apaixonados por culinária caseira: investir em utensílios profissionais pode ser um grande desperdício na cozinha — e, muitas vezes, movido apenas por vaidade.
Durante uma entrevista concedida à rede norte-americana CNBC, o chef — reconhecido por comandar uma das experiências culinárias mais sofisticadas de Nova York — foi direto ao apontar o que considera o principal equívoco de quem cozinha em casa e que pode ser um grande desperdício de dinheiro: montar a cozinha como se estivesse gerenciando um restaurante.
Segundo ele, os aparelhos usados em cozinhas profissionais, como processadores industriais e batedeiras de alto desempenho, são feitos para lidar com grandes volumes — algo raro na rotina doméstica. Em vez de facilitar, podem dificultar o preparo de receitas simples.
“Essas máquinas, muitas vezes, são apenas vaidade na cozinha”, disse Kreuther. “Eles viram peças decorativas.”
Kreuther explica que quando a quantidade preparada é pequena, parte dos ingredientes se perde nas bordas da máquina, e a limpeza toma muito tempo e dinheiro.
O chef conta que frequentemente se depara com cozinhas caseiras recheadas de eletrodomésticos que nunca foram utilizados. Para ele, esse tipo de consumo exagerado não tem relação com praticidade ou amor à culinária, mas sim com aparência e que gera um grande gasto desnecessário.
“Falo com base na experiência: depois de tantos anos na cozinha, as pessoas tendem a usar a mesma faca 80% do tempo”, afirma.
Publicidade
Para quem deseja de fato melhorar o desempenho na cozinha, o chef recomenda o investimento em poucos, porém bons, instrumentos.