Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) caem bastante em 2025. Foto: Adobe Stock
Nesta sexta-feira (16) a Procon-SP (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) irá sediar uma audiência pública para debater os potenciais impactos no cotidiano dos consumidores em decorrência da fusão entre as companhias aéreas Azul e Gol. A audiência vai começar às 14h30 no bairro da Liberdade, em São Paulo, onde fica a sede da organização.
A audiência será aberta ao público e realizada em parceria com o Grupo de Estudos de Concorrência e Relações de Consumo da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto (FDRP/USP).
O Procon-SP informa que o “objetivo da audiência pública é que o ponto de vista dos usuários seja considerado pelos integrantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão que analisa fusões empresariais no País, e que a operação aconteça sem prejuízos aos consumidores”. O evento será uma oportunidade de ouvir os representantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, acadêmicos e demais interessados em relações de consumo.
De acordo com a instituição, a audiência pública ajuda a entender e comunicar aos consumidores quais pontos podem ser afetados pela fusão entre Azul e Gol, como o direito a informações claras, a garantia de que as passagens já compradas não serão alteradas e a continuidade dos programas de fidelidade conforme as regras atuais.
Além disso, o evento vai tratar de possíveis mudanças ou cortes em rotas e destinos quando a nova empresa começar a operar, assim como outros efeitos do acordo feito entre Azul e Gol. O Procon-SP e o grupo da FDRP/USP vão enviar as discussões ao Cade, órgão responsável por analisar a fusão.
Entenda como participar da audiência
Quem quiser acompanhar o evento presencialmente deve enviar dados como nome, CPF, telefone e e-mail, além de, se houver interesse, mencionar que deseja fazer uso da palavra para o e-mail oficial da organização.
Para participar on-line é preciso preencher o formulário oficial pelo site da organização, para receber um link de participação via e-mail. As inscrições para a participação on-line podem ser feitas até o dia 15/05.
Também há a possibilidade de acompanhar pela TV Procon, no canal da instituição no YouTube.