

À medida que o investimento em IA acelera, os CEOs esperam que seus CFOs desempenhem papéis centrais na liderança da estratégia.
Publicidade
À medida que o investimento em IA acelera, os CEOs esperam que seus CFOs desempenhem papéis centrais na liderança da estratégia.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Líderes financeiros devem tratar a supervisão da IA empresarial como uma “prova de conceito” — avaliando cuidadosamente os impactos e investimentos potenciais, acompanhando resultados, gerenciando riscos e avaliando regularmente se devem continuar as iniciativas, explicou Marco Steecker, diretor sênior e analista na Gartner, no início desta semana na conferência anual de CFOs da empresa.
Eu trouxe esse tópico durante minha conversa com Josh Schwartz, SVP e CFO da Medidata Solutions, um provedor de plataforma SaaS para ensaios clínicos nas ciências da vida. Schwartz assumiu recentemente a equipe de TI empresarial da Medidata. “Precisamos chegar à inteligência de negócios, e muito disso está dentro do escritório do CFO”, disse ele.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quando a Medidata foi lançada há cerca de 25 anos, seu objetivo era simplificar as montanhas de papelada necessárias para a aprovação de medicamentos, Schwartz me contou. Com o tempo, a empresa começou a digitalizar esse processo e, em seguida, construiu uma plataforma como o sistema operacional para a realização de ensaios clínicos. A Medidata, adquirida pela Dassault Systèmes em 2019, realizou mais de 35.000 ensaios, com quase 75% dos medicamentos inovadores comercializados nos últimos cinco anos usando sua plataforma, disse Schwartz.
A empresa com sede em Nova York passou de simplesmente digitalizar fluxos de trabalho para gerar insights acionáveis para pacientes e clientes farmacêuticos. A Medidata adotou a ideia de “IA em todo lugar” para encurtar o ciclo de ensaios clínicos, trazendo medicamentos ao mercado mais rapidamente e reduzindo custos para os clientes, disse Schwartz.
As parcerias da empresa com firmas de dados como a Snowflake aprimoram ainda mais sua capacidade de curadoria e análise de grandes conjuntos de dados, dando aos pesquisadores insights que seriam impossíveis de gerar manualmente, disse ele. No entanto, Schwartz apontou que, mesmo com a IA, ainda há um humano no centro do processo.
Ele se tornou CFO da Medidata em 2022, mas está na empresa há mais de 15 anos em funções de liderança. Schwartz está focado em encontrar casos de uso táticos internamente para automação em finanças e contabilidade para um grupo de 90 profissionais que se reportam a ele. Usando a plataforma da empresa de software empresarial Workday (um patrocinador do CFO Daily), a automação de contas a pagar agora processa quase 90% das faturas, partindo do zero apenas alguns anos atrás, disse ele.
Publicidade
“Com nosso foco extremo no fluxo de caixa, 98% das faturas são pagas exatamente no prazo ante 60–65% anteriormente — garantindo que estamos maximizando nossos termos líquidos para o fluxo de caixa enquanto mantemos nossas relações com fornecedores”, disse Schwartz. A Medidata economizou mais de US$ 1,46 milhão anualmente em custos por meio da automação de fluxos de trabalho financeiros e de RH, disse ele. Antes de usar um sistema unificado, a empresa perdia tempo, eficiência e valor ao mover-se por cada aplicativo de forma diferente, disse ele.
Como um CFO investindo em tecnologia para apoiar o crescimento, perguntei a Schwartz quais são, na opinião dele, alguns dos desafios enfrentados.
“Eu acho que há pressão de receita, pressão de custos e então há essa mudança mundial em que a velocidade está se tornando ainda mais importante”, ele me disse. “Então, precisa haver uma maneira de se diferenciar.” Para a Medidata, isso significa foco em terapêuticas digitais — aplicações de software voltadas para pacientes que ajudam a tratar, prevenir ou gerenciar uma doença. Nesse sentido, a Medidata recentemente fez uma parceria com a Click Therapeutics, disse ele.
Para se manter competitivo durante tempos incertos, “Você tem que pensar no longo prazo”, disse Schwartz.
Publicidade
*Esta história foi originalmente publicada na Fortune.com (c.2024 Fortune Media IP Limited) e distribuída por The New York Times Licensing Group. O conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador