Ibovespa, o principal índice da B3; confira destaques do mercado financeiro hoje. (Foto: Adobe Stock)
OIbovespa futuro abriu esta terça-feira (27) em alta de 0,38%, aos 139.950 pontos. Logo após a abertura, o índice renovou máxima aos 140.615 pontos com a prévia da inflação menor do que o esperado. O mercado também repercute leilão de dólares e mudanças no IOF – saiba mais sobre os assuntos do dia.
As bolsas de valores globais seguem no compasso do anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre prorrogar para 9 de julho as tarifas de 50% sob produtos da União Europeia. Os futuros de Nova York sobem mais de 1% na volta do feriado, enquanto as bolsas europeias avançam com índices de confiança do consumidor alemão e de sentimento econômico na zona do euro melhores do que o esperado.
Com efeito, o principal índice da B3 pode surfar no otimismo exterior neste pregão. A leve melhora do petróleo deve ofuscar as perdas de 1,76% do minério de ferro hoje.
No mercado de câmbio, o dólar hoje abriu em queda de 0,23%, a R$ 5,6628, em dia de leilão de dólares do Banco Central (BC).
Os assuntos em destaque no Ibovespa futuro hoje
BC realiza leilão de dólares
Nesta terça-feira, o Banco Central realiza leilão de linha de até US$ 1 bilhão para rolagem. A operação no câmbio está prevista para acontecer das 10h30 às 10h35.
IPCA-15: prévia da inflação surpreende em maio
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), também chamado de prévia da inflação, registrou alta de 0,36% em maio, após ter subido 0,43% em abril, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do menor IPCA-15 para o mês desde 2020.
O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que apontava avanço de 0,44%. O intervalo das estimativas ia de alta de 0,35% a 0,53%.
Com o resultado anunciado nesta manhã, o IPCA-15 acumulou um aumento de 2,80% no ano. A taxa em 12 meses ficou em 5,40%. As projeções iam de avanço de 5,39% a 5,58%, com mediana de 5,49%.
Mudanças no IOF
No mercado financeiro hoje, mudanças no IOF reforçam apostas de manutenção da Selicem 14,75%, pois equivalem a um aperto monetário adicional de 0,25 a 0,50 ponto porcentual.
Investidores acompanham a repercussão política do novo decreto do IOF. Reunião de líderes na Câmara deve debater nesta semana um pedido de suspensão do decreto do governo.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Daniela Amorim, Silvana Rocha e Maria Regina Silva, do Broadcast