A reportagem de Luiza Lanza, “A história da falsa holding que sumiu do mapa com milhões dos investidores”, venceu em primeiro lugar na categoria Mídia Digital.
A matéria, de setembro de 2024, expõe o caso de vítimas que investiram com a Plan B Holding entre 2022 e 2023 e perderam tudo. A empresa, voltada para o planejamento financeiro e patrimonial, captava dinheiro de investidores em um contrato de sociedade para aplicar em empreendimentos imobiliários, um fundo voltado ao investimento em uma fazenda de gado e algumas aplicações off shore. No total, o Tribunal de Justiça de São Paulo tem mais de 40 processos judiciais abertos contra a companhia.
“Fico feliz pelo prêmio, mas, principalmente, por saber que contribuímos de alguma forma para a educação financeira no País. A apuração da reportagem começou quando uma das pessoas lesadas pelo golpe me procurou. O jornalismo não ajuda a recuperar o dinheiro perdido, mas pode evitar que mais alguém passe por problemas similares”, diz Lanza.
Essa não é a primeira vez que a jornalista é premiada. Lanza ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças do Brasil em 2023. No mesmo ano, ela também levou para casa o prêmio Empiricus de jornalismo. Em parceria com a repórter Jenne Andrade, as jornalistas ficaram em primeiro lugar com o especial Caso Americanas: as histórias por trás dos números.