Veja como economizar, sem cortar o ar-condicionado. Foto: Adobe Stock
Banho de sol, churrasco e água de coco. Essa é a descrição do dia de verão perfeito para muitos. Para completar a cena, só faltou o ar-condicionado. Se esse equipamento faz parte da sua rotina, confira essas dicas para melhor funcionamento e economia.
O ar-condicionado recebe o calor externo e devolve o ar resfriado para o ambiente. Ele pode refrescar, mas também aumenta, e muito, a conta de luz em casa. Manter ele limpo já vai ajudar nas finanças. O ar-condicionado precisa estar sempre limpo. O equipamento sujo é o lugar perfeito para proliferação de fungos e bactérias.
Quando ligado, o ar que circula estará contaminado, causando alergias e outras doenças nos moradores. Para além da saúde, um ar-condicionado sujo complica a economia doméstica. Um equipamento com sujeira acumulada gasta 15% mais de energia elétrica, em comparação com o aparelho limpo.
O ar-condicionado sujo gasta mais dinheiro?
Sim, o ar-condicionado sujo aumenta a conta de luz. Isso acontece porque a eficiência enérgica é prejudicada. O aparelho precisa fazer mais esforço para refrigerar o ambiente, já que a sujeira acumulada obstrui a troca de ar.
Quando o jato de ar liberado estiver mais fraco ou água estiver vazando são sinais que está na hora de limpar o ar-condicionado. Para limpeza, é preciso água e sabão. Comece desligando o aparelho – direto no disjuntor -, remova as peças, limpe com cuidado, seguindo sempre as instruções recomendadas.