Saiba mais sobre o adicional por tempo de serviço. Foto: Adobe Stock
Os trabalhadores, seja do setor público ou privado, estão familiarizamos com o adicional por tempo de serviço. Esse benefício é um incentivo para manter os colaboradores na empresa por mais tempo, já que funciona como uma gratificação financeira pelos anos de trabalho.
Embora seja mais comum no setor público, algumas empresas privadas também vem adotando o benefício, buscando manter seus colaboradores mais motivados. Eles são divididos em 3 tipos, um deles é o Biênio, saiba mais sobre ele e como funciona o benefício.
Qual o valor pago no adicional por tempo de serviço?
O valor do adicional por tempo de serviço não é fixo, e pode variar de acordo com o cargo ou com a empresa/órgão público. Pode aparecer com um aumento na remuneração ou apenas um bônus pontual. Vale consultar a legislação, em caso de serviço público, ou o RH da empresa, no setor privado.
O que é o Biênio?
O Biênio, como o próprio nome sugere, acontece bianualmente, ou seja, a cada dois anos. Na prática, ele surge como um aumento na remuneração, de 2%.
Tipos de adicionais
O adicional por tempo de serviço no setor público é amparado pela lei n 4.345, que entrou em vigor em 1964. O benefício vale para todos os servidores, de nível federal a estadual e municipal. Eles são divididos em 3 tipos: Quinquênio, Anuênio, Biênio.
Quinquênio: a cada 5 anos, o servidor público recebe um acréscimo salarial de 5% de aumento;
Anuênio: a cada ano trabalhado, aumento salarial de 1%;
Como o benefício funciona no setor privado?
Já no setor privado, o adicional por tempo de serviço não é obrigatório, mas, cada vez mais, vem sendo adotado por diferentes empresas. Para saber se você tem ou não direito, o ideal é entrar em contato com o RH da empresa e entender como a política funciona lá.