

A aposentadoria nem sempre significa o fim da vida profissional para muitos brasileiros com mais de 60 anos, ela marca o início de uma nova fase: mais livre, com horários flexíveis e, muitas vezes, com novas fontes de renda.
Publicidade
A aposentadoria nem sempre significa o fim da vida profissional para muitos brasileiros com mais de 60 anos, ela marca o início de uma nova fase: mais livre, com horários flexíveis e, muitas vezes, com novas fontes de renda.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Confira a seguir, sete caminhos promissores para quem tem 60 anos ou mais que desejam continuar ativo no mercado de trabalho, conforme o blog AOL.
Com horários flexíveis e ganhos proporcionais ao empenho, o mercado imobiliário tem atraído muitos trabalhadores mais velhos. A carreira é ideal para quem tem facilidade em lidar com pessoas, organização e interesse pelo setor de imóveis.
Quem tem histórico profissional em finanças ou contabilidade pode encontrar uma nova vocação como consultor financeiro. O papel permite orientar famílias e indivíduos sobre investimentos, aposentadoria e planejamento patrimonial.
Profissionais experientes são muito valorizados em cursos livres, educação de adultos e programas de reforço escolar. Não é raro que aposentados atuem como professores substitutos, tutores de disciplinas específicas ou até mesmo em programas de alfabetização de adultos.
Se você atuou por anos no setor empresarial, pode utilizar sua bagagem para ajudar pequenas e médias empresas a melhorarem sua gestão. O trabalho de consultoria pode ser feito por projeto, permitindo equilíbrio entre vida pessoal e atividade profissional.
Para quem tem facilidade com números, o trabalho como preparador de impostos é uma excelente opção, especialmente no início do ano, durante a temporada de declarações do Imposto de Renda.
Com o envelhecimento da população, cresce a demanda por cuidadores capacitados. Pessoas com empatia, paciência e alguma experiência na área de saúde podem atuar prestando cuidados a outros idosos, acompanhando consultas ou auxiliando na rotina doméstica.
Transformar um talento pessoal em fonte de renda é uma tendência entre aposentados. Quem domina técnicas de cozinha pode ministrar aulas em centros comunitários, escolas ou até online.
Já quem tem afinidade com jardinagem pode atuar como consultor paisagístico ou até mesmo abrir seu próprio negócio de manutenção de jardins. Ambas as áreas permitem autonomia, criatividade e socialização.
Publicidade
Seguir ativo após os 60 anos pode ir além da necessidade de uma renda. Muitos durante o período da aposentadoria encontram em novas carreiras uma maneira de manter o cérebro estimulado, construir conexões sociais e sentir-se úteis à comunidade.
Colaboração: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador