• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

A previsão da XP sobre a temporada de balanços do 2º trimestre de 2025

Casa reitera que, das 150 empresas sob sua cobertura, as expectativas são positivas, com crescimento no lucro

Por Ana Paula Machado

24/07/2025 | 18:02 Atualização: 24/07/2025 | 18:02

Imagem: Adobe Stock
Imagem: Adobe Stock

Os resultados financeiros do segundo trimestre deste ano, segundo a XP, devem ser positivos para os ativos de risco ao redor do mundo, com as ações globais registrando alta de 11% em dólares.

Leia mais:
  • Insider trading no dólar? Entenda por que tese não é consenso no mercado
  • Ibovespa hoje fecha abaixo dos 134 mil pontos com incertezas sobre tarifas e contas públicas
  • Mais de 11 milhões de brasileiros têm dados do Pix vazados, diz BC; veja se você foi afetado
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A volatilidade foi elevada diante da intensificação das preocupações com a guerra comercial em meio a choques tarifários e incertezas geopolíticas – movimento que depois perdeu força com a reversão de algumas medidas e uma retórica mais branda (dovish) do Federal Reserve, diante de dados econômicos mais fracos”, disse a equipe de analistas liderada pelo estrategista-chefe da XP, Fernando Ferreira.

Segundo a corretora, o mercado brasileiro superou seus pares globais no último trimestre. Esse desempenho ocorreu principalmente devido a um movimento de rotação de capital para fora dos Estados Unidos (EUA) em direção aos mercados emergentes, com fortes entradas de fluxo estrangeiro e um dólar mais fraco, o que levou o índice DXY a cair 7,0% no período.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A XP ressaltou que, desde o início de julho, as estimativas de lucro por ação (LPA) foram revisadas para baixo em 8,66% para 2025 e 6,55% para 2026. Em termos trimestrais, as projeções para os próximos trimestres deste ano também caíram: 15,09% no segundo, 12,82% no terceiro e 9,94% no quarto. Por setor, segundo a XP, as revisões de lucro no último mês foram mistas, com o setor de energia registrando a maior elevação, de 15,47%. Por outro lado, o setor de Consumo Básico teve as revisões mais negativas, com queda de 2,00%.

“Vale destacar que, de acordo com nosso relatório mais recente de posicionamento dos fundos de ações, a exposição estimada dos fundos ao setor de Saúde caiu 3,23 pontos porcentuais (p.p). nos últimos 30 dias, apesar das revisões positivas de 5,01%”, informou a XP. “Já a exposição ao setor de varejo aumentou 1,07 p.p. no mesmo período, mesmo com os setores de Consumo Discricionário e Bens de Consumo Básico sendo os setores que apresentaram as maiores revisões negativas, com queda de 0,62% e de 2,00%, respectivamente.”

Tendência de trimestre forte no Brasil, diz XP

Segundo a XP, de forma geral, o consenso de mercado aponta para um trimestre forte, com crescimento de receitas, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) e lucro líquido. Em relação a igual período do ano passado, o mercado projeta expansão das empresas do Ibovespa em todos os três principais indicadores. O Ebitda deve aumentar 8,16%, o lucro por ação subir 30,25% e a receita líquida avançar 13,33%.

“Esse crescimento reflete uma combinação de bases de comparação mais fáceis e uma melhora inesperada no cenário macroeconômico doméstico, com crescimento econômico robusto aliado à desaceleração da inflação de curto prazo. Para 2025, nosso time de economia espera a Selic permanecendo em 15% e uma desaceleração da atividade econômica”, disse a XP em relatório.

Segundo a corretora, quando se avaliam os setores domésticos, o ambiente desafiador continua para as empresas brasileiras, com juros elevados, ruídos fiscais e políticos persistentes e um pano de fundo global incerto.

Publicidade

“Nesse contexto, o guidance das companhias deverá ser um dos principais focos de atenção dos investidores daqui para frente”, disse a XP. “O mercado precifica um ambiente de risco equilibrado – com o spread de volatilidade sinalizando que não se trata de uma temporada com forte convicção para stock picking, nem de pânico devido ao cenário macro – mas sim de uma temporada de resultados cautelosa, em meio a um cenário político ruidoso.”

A XP reitera que, das 150 empresas sob sua cobertura, as expectativas são positivas: há previsão de crescimento de lucros em quase todos os setores, com destaque para as cíclicas domésticas e desempenho mais fraco para as commodities. “Os dados consolidados indicam crescimento de 8,2% na receita líquida e uma leve queda de 0,2% no EBITDA em relação ao segundo trimestre de 2024.”

Entre os setores, a corretora espera que o de telecom registre avanço no pós-pago e expansão de margem. Para o de saúde, projeta-se resiliência de receita e possível surpresa de alta de 6,3% na reação das ações pós-resultados. Já para as construtoras, a expectativa é de salto operacional, com reação positiva de 3,8% em relação à média histórica. No varejo, as farmácias regionais e as redes de vestuário de renda média devem liderar os ganhos da categoria, e os resultados de Alpargatas e Lojas Renner podem surpreender no período.

Setores sob pressão

Já os setores sob pressão, segundo a XP, são os de transporte e agronegócio, que podem repetir o desempenho fraco do primeiro trimestre. As empresas expostas à guerra comercial com os Estados Unidos devem enfrentar questionamentos sobre o impacto das tarifas, caso das companhias de bens de capital.

“No setor de educação, a base de alunos impulsiona a receita. Devido à relevância das operações presenciais na composição dos resultados das companhias, o segundo trimestre geralmente reflete os números de captação do primeiro trimestre de cada ano. Para este trimestre, acreditamos que o desempenho da linha de receita das empresas deve seguir a evolução recente da base de aluno”, disse a XP, ressaltando que a Cogna e a Yduqs devem ter viés positivo.

Publicidade

Nos bancos, segundo a XP, há tendência de compressão da margem financeira devido à Selic, mas a queda da inadimplência alivia as provisões. “A temporada de resultados do período deve refletir um ambiente operacional mais brando – mas ainda resiliente – após um forte primeiro trimestre. De forma geral, vemos o segundo trimestre como uma extensão das tendências observadas no primeiro trimestre, mas já com sinais iniciais de aumento na inadimplência.”

Em Siderurgia e Mineração, o foco do setor, de acordo com o relatório da corretora, é a demanda chinesa e os custos, sendo a Gerdau o principal ativo (top pick) da XP.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • resultados segundo trimestre
  • XP Investimentos
Cotações
10/02/2026 18h57 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 18h57 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 3

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Imagem principal sobre o INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Logo E-Investidor
INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Últimas: Tempo Real
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda com balanços e volatilidade em Wall Street
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda com balanços e volatilidade em Wall Street

As ações da British Petroleum (BP) pesaram negativamente em Londres, com queda de 6%; setor de luxo teve destaque positivo

10/02/2026 | 17h33 | Por Darlan de Azevedo
Dólar hoje fecha em alta após ter terminado última sessão no menor valor desde maio de 2024
Tempo Real
Dólar hoje fecha em alta após ter terminado última sessão no menor valor desde maio de 2024

O movimento da moeda americana foi marcado por ajuste técnico, em dia de divulgação do IPCA no Brasil

10/02/2026 | 17h15 | Por Beatriz Rocha
Ouro fecha em queda, em correção a ganhos recentes e à espera de payroll
Tempo Real
Ouro fecha em queda, em correção a ganhos recentes e à espera de payroll

Mercado também pondera sinalizações de dirigentes do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, sobre a trajetória dos juros

10/02/2026 | 16h27 | Por Isabella Pugliese Vellani
Bradesco BBI rebaixa recomendação da Cogna (COGN3) e reduz preço-alvo; confira por quê
Tempo Real
Bradesco BBI rebaixa recomendação da Cogna (COGN3) e reduz preço-alvo; confira por quê

Em relatório, os analistas Marcio Osako e Raphael Elage destacam que também revisaram as projeções para o setor de educação

10/02/2026 | 15h57 | Por Beth Moreira e Cecília Mayrink

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador