Segundo Housel, por boa parte do século 20, ganhar dinheiro no mercado financeiro dependia diretamente da capacidade matemática. “Se você estivesse escolhendo ações ou fazendo investimentos, a pessoa mais inteligente ganhava”, disse, durante a Expert XP 2025.
Esse cenário, no entanto, mudou radicalmente. “Antes, a informação estava atrás da cortina. Hoje, ela é pública. Todo mundo tem acesso. E com a inteligência artificial, todos conseguem fazer os cálculos certos. Não há mais muito valor nisso”, afirmou.
Para o autor, o diferencial agora está no comportamento. “Se há 30 anos você precisava de um PhD em matemática para ser o melhor investidor, hoje você precisa entender de psicologia, a sua e a dos outros. É aí que está a diferença entre ganhar e perder”, explicou.
Ele não nega a importância dos dados e dos números, mas defende que fatores como medo, ganância e comparação pesam mais do que nunca nas decisões financeiras. “O lado comportamental é o que faz toda a diferença hoje”, concluiu. Para Morgan Housel, as verdadeiras virtudes que fazem um bom investidor são humildade e paciência.