Radar da Imprensa

Morgan Housel usa ‘terremotos’ para dar lição sobre investimento em novo livro

Housel também é autor do best-seller A Psicologia Financeira

Morgan Housel usa ‘terremotos’ para dar lição sobre investimento em novo livro
Corretoras promovem campanhas para turbinar investimentos (Foto: Envato Elements)

Morgan Housel, autor do best-seller ‘A Psicologia Financeira’, anunciou recentemente o lançamento de seu segundo livro ‘Same as Ever: Lessons on wealth, greed and happiness’, ou ‘O Mesmo de Sempre – Um guia para o que não muda nunca’, onde revelou suas principais ideias e dicas de finanças e investimentos.

De acordo com reportagem da CNBC, em certo trecho do livro, o autor instiga seus leitores pensarem nos riscos dos investimentos da mesma forma que o Estado da Califórnia pensa nos terremotos: “Ele sabe que um grande terremoto irá acontecer, mas não tem ideia de quando, onde ou qual magnitude. De qualquer forma, o estado tem equipes de emergência preparadas e edifícios concebidos para resistir a terremotos que poderão demorar anos a ocorrer”.

“Nas finanças pessoais, a quantidade certa para poupar é quando parece ser um pouco demais. Deve parecer excessivo; isso deveria fazer você estremecer um pouco”, afirma o especialista, que complementa citando Nassim Taleb: “Invista na preparação, não na previsão”.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

“Se você entende a matemática por trás da capitalização, percebe que a questão mais importante não é ‘Como posso obter os retornos mais altos?’, mas sim ‘quais são os melhores retornos que posso sustentar pelo maior período de tempo?’ – 0 tempo cria mudanças extraordinárias”, diz outro trecho da obra.

Além destes, dentre suas outras ideias sobre o tema, Housel conclui que o melhor plano financeiro é “poupar como um pessimista e investir como um otimista”. “Essa ideia – a crença de que as coisas ficarão melhores, combinada à realidade de que o caminho entre o presente e o futuro será uma cadeia contínua de reveses, decepções, surpresas e choque – aparece ao longo de toda a história, em todas as áreas da vida”, explica.

Colaborou: Vitória Tedeschi.