• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Tarifa de Trump entra em vigor nesta sexta (1º): “Vai estressar”, diz economista. Veja o que esperar do mercado até lá

Veja as análises sobre as tarifas de 50% impostas ao Brasil e o risco de novas sanções pelos EUA

Por Fernanda Bompan

28/07/2025 | 9:16 Atualização: 28/07/2025 | 9:18

Apesar da aparente crise diplomática, especialistas acreditam em uma possível negociação à porta fechada entre os Brasil e Estados Unidos (Foto: Adobe Stock)
Apesar da aparente crise diplomática, especialistas acreditam em uma possível negociação à porta fechada entre os Brasil e Estados Unidos (Foto: Adobe Stock)

A semana promete fortes emoções para o mercado brasileiro. A tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre produtos importados do Brasil entra em vigor em 1º de agosto, próxima sexta-feira. Até o momento, não há qualquer sinal público de avanço nas negociações entre os dois países.

Leia mais:
  • Bradesco e Itaú pagam acionistas; veja outras empresas que distribuem proventos nesta semana
  • Vale a pena investir nos FIIs preferidos dos gigantes da Bolsa? Veja a recomendação
  • Fôlego dos fundos imobiliários não acabou e gigantes da Bolsa ditam seus preferidos
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pelo contrário: segundo reportagem do Estadão, o governo do presidente americano, Donald Trump, estaria preparando uma nova rodada de sanções contra autoridades brasileiras, o que pode aprofundar a crise diplomática e afetar diretamente os mercados.

Neste ambiente de incerteza, especialistas ouvidos pelo Broadcast divergem sobre os possíveis impactos dessa escalada nas negociações comerciais e políticas.

  • Confira: O que esperar dos mercados nesta semana decisiva de decisão sobre juros e tarifas

Chances reais de acordo e impactos das sanções americanas

Para o economista André Perfeito, ainda há chance de que o cenário não seja tão dramático quanto parece. “Aparentemente, está havendo um tipo de negociação entre Brasil e EUA a portas fechadas. Nada foi anunciado oficialmente, mas, em situações anteriores, como no caso do Japão, o acordo apareceu de surpresa. Descobrimos por um tweet do Trump“, lembrou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apesar do clima de tensão, Perfeito avaliou que parte das ameaças pode ter efeito mais simbólico do que prático. “Tem de ver se essas sanções (mencionadas no artigo no Estadão) são para valer mesmo. Talvez seja só uma estratégia de pressão com um governo no meio da negociação. Se for só tirar visto de integrantes do STF [Supremo Tribunal Federal], por exemplo, está barato”, disse.

Para ele, ainda é improvável que a tarifa imposta por Trump chegue, de fato, aos 50%. “Acho que não vai ser nesse patamar tão elevado. Talvez venha algo em torno de 20% ou 30%, porque uma taxação tão alta também geraria um transtorno grande para a economia americana.”

Ainda assim, o economista reconhece que o ambiente tende a ser mais volátil nos próximos dias.

“Vai estressar. Pode gerar turbulência. Mas eu tenho uma leitura adicional: não acho que o efeito líquido disso será o dólar subir contra o real. Na verdade, pode até acontecer o contrário, com o dólar mais fraco. Os EUA têm um problema de transações correntes e de pagamento de juros, e podem estar buscando uma desvalorização da moeda”, avaliou.

Mercado deve seguir cautela até 1º de agosto

Já o estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, avalia que o mercado financeiro seguirá cauteloso nos próximos dias. “Me parece que vamos entrar em agosto com as tarifas em vigor, que podem até ser desfeitas depois. Mas, por ora, os EUA estão ampliando os tipos de sanções, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem elevado o tom, em linha com a boa aceitação popular de sua postura nas pesquisas eleitorais.”

Cruz lembrou que, embora haja movimentos pontuais, como declarações do vice-presidente Geraldo Alckmin e menções a interesses dos EUA nas chamadas terras raras, não houve avanços concretos em direção a um acordo.

Publicidade

“O mundo todo está tentando fechar acordos com os EUA. O único fator que joga a favor do Brasil são as próprias empresas americanas, que também saem prejudicadas com as tarifas. Já há ações judiciais nos EUA pedindo isenção, como no caso de café e suco de laranja“, pontuou.

Caso de tarifas sobre aço e alumínio alimentam esperanças

O estrategista também destacou um fator jurídico relevante. “Durante maio e junho, vimos a Justiça americana barrar algumas tarifas impostas por Trump no passado. Ainda não há garantia de que essas novas tarifas serão mantidas. Para isso, precisa haver justificativas fortes, como ocorreu com aço e alumínio, que não foram suspensas”, afirmou.

Diante disso, ele acredita que o cenário tende a continuar tenso, mas sem um colapso adicional dos ativos brasileiros.

“Quanto mais tensão, pior para o mercado. Mas não sei se a situação vai piorar muito mais do que já está.”

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Donald Trump
  • Estados Unidos
  • tarifa 50%
  • tarifas comerciais
  • tarifas de Trump
Cotações
29/07/2025 11h19 (delay 15min)
Câmbio
29/07/2025 11h19 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Como sacar o lucro do FGTS? Veja o passo a passo completo

  • 3

    Plano Collor: como descobrir se você tem dinheiro a receber

  • 4

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 5

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como funciona o tarifaço de Trump que entra em vigor nesta sexta (1º)?
Logo E-Investidor
Como funciona o tarifaço de Trump que entra em vigor nesta sexta (1º)?
Imagem principal sobre o Quanto custa morar nos metros quadrados mais caros do mundo?
Logo E-Investidor
Quanto custa morar nos metros quadrados mais caros do mundo?
Imagem principal sobre o 5 itens colecionáveis que podem virar raridades valiosas até 2030
Logo E-Investidor
5 itens colecionáveis que podem virar raridades valiosas até 2030
Imagem principal sobre o Nota de R$ 10 de plástico completa 25 anos: veja quanto ela custa hoje
Logo E-Investidor
Nota de R$ 10 de plástico completa 25 anos: veja quanto ela custa hoje
Imagem principal sobre o 10 golpes que mais atingem pessoas idosas hoje no Brasil
Logo E-Investidor
10 golpes que mais atingem pessoas idosas hoje no Brasil
Imagem principal sobre o 5 estratégias que ajudam a classe média subir para classe alta
Logo E-Investidor
5 estratégias que ajudam a classe média subir para classe alta
Imagem principal sobre o Idosos têm direito à meia-entrada? Entenda regras que poucos conhecem
Logo E-Investidor
Idosos têm direito à meia-entrada? Entenda regras que poucos conhecem
Imagem principal sobre o INSS já está pagando os benefícios dos idosos; veja quando cai cada pagamento
Logo E-Investidor
INSS já está pagando os benefícios dos idosos; veja quando cai cada pagamento
Últimas: Mercado
Ágora recomenda ações da Suzano (SUZB3) para ganho de até 2,01% hoje (29); veja a operação de swing trade
Mercado
Ágora recomenda ações da Suzano (SUZB3) para ganho de até 2,01% hoje (29); veja a operação de swing trade

Analistas também definem preço de stop para a estratégia, que serve para o pregão desta terça-feira (29)

29/07/2025 | 09h57 | Por Ágora Investimentos
Dólar opera estável com tarifaço de Trump no horizonte; bancos pedem novo leilão ao BC
Mercado
Dólar opera estável com tarifaço de Trump no horizonte; bancos pedem novo leilão ao BC

Em Washington, empresários americanos sugeriram um novo manifesto à Casa Branca pedindo o adiamento da tarifa

29/07/2025 | 09h20 | Por Bruno Andrade
Bolsas sobem em NY e na Europa em meio a expectativas sobre novos acordos tarifários com Trump
Mercado
Bolsas sobem em NY e na Europa em meio a expectativas sobre novos acordos tarifários com Trump

Confira os destaques do mercado financeiro nesta terça-feira (29), com vídeos e podcasts da Ágora Investimentos

29/07/2025 | 08h48 | Por Ágora Investimentos
Bolsas da Ásia fecham sem direção única, de olho em negociações entre EUA e China
Mercado
Bolsas da Ásia fecham sem direção única, de olho em negociações entre EUA e China

Altos funcionários dos EUA e da China vão dar continuidade hoje a uma nova rodada de discussões tarifárias

29/07/2025 | 06h18 | Por Estadão Conteúdo
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador