Estratégias usadas pelos criminosos
De acordo com as informações divulgadas pelo Gov, esses golpistas entram em contato por e-mail, SMS ou até mesmo por telefone, alegando que o empreendedor possui pendências no pagamento do DAS, quando, na verdade, não possui.
Na tentativa de gerar pânico, esses criminosos informam que o CNPJ poderá ser suspenso ou cancelado se o valor não for quitado imediatamente. Em muitos casos, fornecem boletos falsos ou links perigosos que levam a páginas fraudulentas.
O que diz o Governo sobre o caso?
Segundo o próprio Gov, nenhuma cobrança é enviada por mensagem, e-mail ou correios. O único local seguro para emissão da guia DAS é o site oficial do Governo Federal. Qualquer solicitação de pagamento recebida fora desses canais deve ser considerada suspeita.
Onde emitir a guia DAS com segurança?
Se você for MEI e precisa emitir ou consultar sua contribuição mensal, acesse os canais oficiais:
Utilize sempre esses links para garantir que os valores e documentos estejam corretos.
Nunca clique em links desconhecidos, e desconfie de cobranças enviadas por meios não oficiais. Boletos falsos podem ter a mesma aparência dos originais, com poucas diferenças; mesmo assim, o valor será debitado, mas no local errado. Verifique sempre no site da Receita ou em sites confiáveis antes de qualquer pagamento.
Como agir em caso de tentativa de golpe
Caso receba mensagens suspeitas, não efetue o pagamento e informe o ocorrido à Receita Federal ou à Polícia Federal. Denunciar essas ações é essencial para que outras pessoas não sejam prejudicadas e para que os criminosos sejam investigados pelos seus delitos.
Colaborou: Giovana Sedano.