Reag Investimentos está entre as empresas investigadas na Operação Carbono Oculto, da PF. (Foto: Werther Santana/Estadão)
A Reag Capital Holding assinou acordo de exclusividade com a B100, empresa dona da corretora Planner, para a venda da Companhia Brasileira de Serviços Financeiros (Ciabrasf), empresa do grupo que entrou na operação Carbono Oculto da Polícia Federal. Fundos envolvidos na investigação não entraram no negócio.
A venda, comunicada nesta quarta-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), acontece quase 15 dias depois de a PF ter desencadeado a operação, que levou o grupo a vender esta semana a gestora Reag Investimentos para um grupo de executivos da própria empresa, e na noite de terça-feira (9) assinar memorando de entendimento para a venda da Empirica Holding para a Smart Hub por R$ 25 milhões.
Na Ciabrasf, o próprio empresário João Carlos Mansur, dono da holding, conversou com potenciais interessados e procurou a Planner, de acordo com fontes. A B100 tem 60 dias para fazer as diligências, mas de acordo com fontes, existe a possibilidade de um acordo final ser assinado antes, considerando que a Ciabrasf é listada no Novo Mercado da B3e já tem uma série de documentos abertos.
A venda envolve o pagamento futuros pela B100 à Reag à medida que metas forem sendo cumpridas, o chamado earn-out (condição de pagamento variável num contrato de compra e venda de empresas). Com mais de R$ 340 bilhões em fundos administrados, a Ciabrasf é a maior provedora independente de soluções fiduciárias do Brasil, descontando as estrangeiras e as ligadas a grandes bancos. Devem ser adquiridos cerca de 97% das ações da companhia que está com a Reag.
Caso a transação se confirme, os atuais controladores da Ciabrasf deixam a companhia. O time da administradora deve ser mantido. A Ciabrasf também deve continuar listada na B3, de acordo com fontes. No futuro, ela pode funcionar como um veículo para a listagem da própria B100.
A Ciabrasf passou a ser listada na B3 em março deste ano, dois meses depois de a Reag Capital Holding também se listar, por meio de um “Ipo reverso”, quando uma empresa ao invés de fazer uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) para entrar na bolsa, faz a aquisição de uma companhia já listada. Neste caso, o grupo comprou a GetNinjas, que fez seu IPO em 2021.
Após a aquisição da GetNinjas, e aprovações de acionistas, a empresa foi cindida em duas, e uma delas virou a Reag Trust, rebatizada como o Ciabrasf, e a outra a Revee, focada em soluções de infraestrutura para o setor de entretenimento, que estreou na B3 em maio. A Revee não entrou no negócio com a B100.
A Ciabrasf cuida de mais de 700 fundos e oferece serviços como administração e custódia de ativos, escrituração, securitização, operações de agente fiduciário e distribuição de produtos financeiros, incluindo atendimento a investidores não residentes.
Publicidade
Para a B100, a transação amplia os negócios do grupo, que incluem além da Planner, outras empresas, como a Planner Securities, uma corretora norte-americana que atua em Nova York e Miami, a gestora de recursos Reedwood, uma empresa do setor imobiliário, a Vorare Real Estate, e a Bem Fácil Digital, uma sub-adquirente (que opera com maquininhas de cartão).