Tudo o que você precisa ficar atento no Ibovespa hoje. (Foto: Adobe Stock)
OIbovespa futuro abriu esta segunda-feira (22) em leve queda de 0,11%, aos 146.635 pontos. As atenções do mercado estão nas novas projeções do Boletim Focus, em semana de ata do Comitê de Política Monetária (Copom) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15).
Os receios de que o Fed continue relaxando sua política monetária, mesmo que a economia dos EUA mostre fôlego, ajudaram o ouro a bater novas máximas históricas nesta manhã.
O mercado estará muito atento ao IPCA-15 e ao Relatório de Política Monetária para ajustar suas apostas sobre o início de corte da Selic. A ata do Copom pode trazer menos novidades.
Ibovespa futuro: o que esperar do pregão desta segunda (22)
O sinal negativo em NY pode limitar o fôlego do Índice Bovespa hoje em um dia de agenda mais fraca, que ganha tração nos próximos dias.
A operação das commodities em direções opostas também podem dificultar o desempenho do índice, com o minério de ferro em alta de 0,37%, e o petróleorecuando em torno de 0,50%.
No câmbio, o dólar hoje se desvaloriza ante moedas fortes, mas sobe ante o real. Às 9h10 (de Brasília), a moeda americana avançava 0,37%, a R$ 5,3405.
Boletim Focus projeta Selic a 15% em semana de ata do Copom
O boletim Focus do Banco Central (BC) atualizou, nesta segunda-feira (22), as previsões para os principais indicadores econômicos, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic. Veja todas as projeções atualizadas nesta matéria.
A mediana do relatório Focus para a Selic no fim de 2025 permaneceu em 15,0% pela 13ª semana consecutiva, após o Comitê de Política Monetária (Copom) ter mantido os juros neste nível na mais recente decisão, na última quarta-feira (17).
“O Comitê seguirá vigilante, avaliando se a manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”, disse em comunicado ao mercado, na última decisão de juros.
A mediana do relatório Focus para o IPCA de 2025 seguiu em 4,83%. A taxa está 0,33 ponto porcentual acima do teto da meta, de 4,50%.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações deLuciana Xavier e Maria Regina Silva, do Broadcast