Ações da Braskem (BRKM5) disparam após Cade aprovar negociação ligada a Nelson Tanure
Decisão do órgão antitruste impulsionou os papéis, que chegaram a entrar em leilão por forte oscilação, em meio a expectativas de reorganização acionária
Papéis da Braskem (BRKM5) disparam após Cade aprovar negociação envolvendo fundo ligado a Nelson Tanure. (Foto: Adobe Stock)
As ações preferenciais da Braskem (BRKM5) registraram forte valorização nesta quarta-feira (1º), avançando 4,87%, negociadas a R$ 6,89, próximo das 14h230 (de Brasília). O movimento reflete, em grande parte, a aprovação sem restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na potencial transação entre a NSP Investimentos, ligada à Novonor, e a Petroquímica Verde Fundo de Investimento em Participações, do empresário Nelson Tanure.
Mais cedo, os papéis da companhia já figuravam entre as maiores altas do Ibovespa, em contraste com a leve elevação do índice. O entusiasmo do mercado se intensificou após a divulgação da decisão do Cade, vista como um avanço nas negociações envolvendo a estrutura acionária da Braskem.
No entanto, a alta acelerada dos ativos levou a ação a entrar em leilão por oscilação máxima permitida, após uma operação interna da XP com 5,1 mil papéis negociados a R$ 6,92. Esse tipo de movimento é comum em momentos de forte volatilidade e serve para dar maior equilíbrio às negociações.
Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Braskem informou que recebeu comunicação da Novonor sobre a decisão do órgão antitruste. A empresa ressaltou, contudo, que “os termos e condições do ato de concentração submetidos à apreciação Cade não possuem caráter definitivo e vinculante quanto à potencial transação”.
A própria notificação reforça que ainda há etapas a serem cumpridas. “Portanto, a depender da evolução das tratativas entre NSP Inv e Fundo, as quais seguem em curso, novos termos e condições quanto à potencial transação poderão vir a ser ajustados entre as referidas partes”, destacou o documento.
Apesar das ressalvas, a sinalização positiva do Cade foi interpretada como um passo importante em direção a uma possível reorganização acionária da Braskem, fator que tende a alimentar o apetite de investidores pelo papel no curto prazo.