- Na terça-feira (13), o Banco Central realizou o Fórum PIX, onde foram anunciadas as novidades do serviço de pagamentos para 2021
- De acordo com o BC, o objetivo do QR Code Pagador é ampliar o acesso da sociedade ao PIX
O meio de pagamento, conhecido como PIX foi lançado pelo Banco Central no ano de 2020. Desde então, já passou por uma série de melhorias e ganhou novas funcionalidades. Entre essas, o QR Pagador e PIX Cobrança. Conheça mais detalhes sobre essas ferramentas.
Como fazer QR Code PIX sem usar a internet?
O PIX offline, ou QR Code Pagador, é a nova ferramenta do PIX que permitirá transferências mesmo sem conexão com a internet e foi divulgada em 2021. Porém, ainda não há data estipulada para o lançamento.
Leia também
O consultor no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC (Decem), Breno Lobo, explicou que, ao permitir que o usuário faça pagamentos em estabelecimentos comerciais ou transferências quando não tenha acesso à internet, amplia-se o acesso da sociedade ao PIX.
Até o mês de setembro de 2022, segundo dados do BC, mais de 139 milhões de usuários foram cadastrados no serviço de pagamentos, dos quais 128 milhões são pessoas físicas e 11 milhões pessoas jurídicas.
Quais são outras opções para fazer QR Code PIX?
Além do QR Code Pagador, existem outras funcionalidades, como o PIX Cobrança. Essa ferramenta é voltada para os usuários recebedores, em especial os negócios, a fim de facilitar o gerenciamento de cobranças relativas a pagamentos imediatos e com vencimento.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em tempo: a funcionalidade PIX Cobrança para pagamentos imediatos já está disponível para os usuários desde o lançamento, em novembro de 2020. Mas foi aperfeiçoada em maio de 2021, incluindo a opção para pagamentos com vencimento, realizados em data futura e que podem incluir:
- Juros;
- Multas;
- Acréscimos;
- Descontos e outros abatimentos.