O BTG Pactual acredita que a Vale pode pagar dividendos extraordinários mesmo após a recompra de debêntures, sustentada por preços do minério de ferro e desempenho operacional sólido. (Imagem: Adobe Stock)
O BTG Pactual afirmou, em relatório, estar mais confiante quanto à possibilidade de pagamento de dividendos extraordinários da Vale (VALE3), após a administração da companhia passar a abordar o tema “com mais convicção”. “Também esperamos que os pagamentos de dividendos extraordinários ocorram apesar da recompra recentemente anunciada das debêntures”, afirmam os analistas Leonardo Correa e Marcelo Arazi.
Os especialistas explicam que a empresa poderia potencialmente acessar diferentes tipos de financiamento para limitar o impacto do pré-pagamento das debêntures na distribuição de potenciais de dividendos. A empresa ainda sinalizou aos analistas que alguns investidores preferem recompras a dividendos, e que a Vale pode optar por uma abordagem equilibrada, fazendo um pouco de ambos.
Segundo o banco, a visão da Vale para o preço do minério de ferro permanece inalterada, girando em torno de US$ 100 por tonelada, frente à previsão do BTG de US$ 92,5 por tonelada para 2026. O entendimento da Vale é apoiado pela “exaustão estrutural, deterioração do teor do minério e demanda incremental de regiões como Índia, Sudeste Asiático e Oriente Médio”.
Operacionalmente, o BTG pontua que a empresa segue com desempenho sólido, com crescimento de volume e controle de custos, “fatores que, combinados com preços firmes, devem se traduzir em um forte terceiro trimestre”, escrevem os analistas.
Na Vale Base Metals, o cobre continua a ter um bom desempenho na avaliação do banco, apoiado por preços mais altos. “No geral, as coisas parecem melhores do que esperávamos, e gostamos do que estamos vendo da administração. Ainda assim, falta-nos o suporte de avaliação necessário para um upgrade, uma visão que pode mudar com uma rampa (de entrada em operação da mina) de Simandou (da Rio Tinto) menos disruptiva do que o esperado”, dizem Correa e Arazi sobre a Vale (VALE3).