- Com mais de 10 milhões de seguidores em todas as suas redes sociais, Thiago Nigro (como é conhecido) tem multiplicado o alcance da sua metodologia de poupança e diversificação de ativos
- Nesta segunda-feira (26), ele anunciou nas suas redes sociais a criação de uma plataforma de streaming de educação financeira, a Finclass
- A ideia é que o investidor possa aprender com os maiores experts do mercado financeiro do Brasil e do mundo. "Esse é o projeto mais ambicioso da minha vida", afirma Nigro, em conversa exclusiva com o E-Investidor
Thiago Nigro é um dos maiores influenciadores de finanças e investimentos do Brasil. O adjetivo não é um exagero. Com mais de 10 milhões de seguidores em todas as suas redes sociais, o Primo Rico (como é conhecido) tem multiplicado o alcance da sua metodologia de poupança e diversificação de ativos.
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Mas Nigro não quer transmitir apenas os conceitos da riqueza. Ele quer entregar educação financeira. A diferença é que o seguidor não vai ficar rico da noite para o dia, mas com o conhecimento ao longo do tempo. Há bastante tempo ele tem batido na tecla da necessidade de uma reflexão sobre o que está acontecendo em todo o ecossistema da internet, onde se encontra muito conteúdo, mas de qualidade duvidosa.
Nesta segunda-feira (26), o Primo Rico anunciou nas suas redes sociais a criação de uma plataforma de streaming de educação financeira, a Finclass. A ideia é que o investidor possa aprender com os maiores experts do mercado financeiro do Brasil e do mundo. “Esse é o projeto mais ambicioso da minha vida”, afirma Nigro, em conversa exclusiva com o E-Investidor. “Sinto que vou conseguir fazer um bem muito grande fazendo isso.”
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A seguir, os principais trechos da entrevista:
E-Investidor – Em 2017, o sr. afirmou que o Brasil não tinha educação financeira. O que mudou ?
Thiago Nigro – Enxergo a educação financeira neste momento muito melhor do que ela era antes, mas ainda muito fraca e muito inacessível. O que acontece hoje: muitas pessoas entraram na bolsa de valores e começaram a investir. Porém, quando olhamos em relação ao número de pessoas que existem no Brasil, ainda é muito pouco. Quando olhamos para todos os índices, o brasileiro continua endividado e com uma dívida ruim. Então, vejo que a educação financeira está muito melhor, mas ainda é muito fraca. Só que está acontecendo um efeito interessante no mercado, porque tem muito conteúdo sobre educação financeira.
E-Investidor – Como explicar que a educação financeira está fraca com muito mais conteúdo acessível?
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Nigro – Esse é o ponto. Não existe algo que não tenha no Google. O Google tem tudo e tem todas as respostas. O problema é que talvez a gente não saiba qual pergunta fazer ao Google para ter a resposta certa. No caso da educação financeira, existe muita informação, sim, mas tem pouca curadoria, tem pouca reflexão em cima disso. Há pouca gente, de fato, que viveu a educação financeira e que enriqueceu a partir dela. Há muita informação jogada. Muitos conteúdos são réplicas de outros conteúdos, que são citações de outras pessoas. Nunca temos a fonte, aquela pessoa que enriqueceu no mercado financeiro ensinando.
E tem aquelas pessoas que leram um artigo de alguém e passaram a escrever outro artigo. É um telefone sem fio muito grande. A informação que chega até você geralmente não é a melhor, é aquela que utilizou a melhor estratégia digital para fazer ela chegar até você. As pessoas que mais entendem de marketing digital são aquelas que vão fazer a informação chegar até você. Não necessariamente aquelas com a melhor informação. Em educação financeira, tem muita informação, mas tem pouca curadoria, pouca qualidade de conteúdo. O que não é ruim perto do que se tinha antes, então isso me deixa feliz. É realmente uma mudança de paradigma, mas falta um próximo passo no mercado.
“As pessoas que ensinam educação financeira – não todas, porque há grandes exceções – em geral ensinam sob uma ótica de ficar rico muito rápido. E isso é pegar a ferramenta correta e ensinar da forma errada
E-Investidor – Algumas pessoas estão sendo educadas de forma errada?
Nigro – Com certeza. Muitas informações erradas já foram ditas. Mas o maior problema não são nem as informações técnicas. O maior problema na educação financeira é o lado emocional de como as coisas são passadas, ou seja, as pessoas, às vezes, ensinam algo que tecnicamente está correto, mas com o princípio errado. As pessoas que ensinam educação financeira – não todas, porque há grandes exceções – em geral ensinam sob uma ótica de ficar rico muito rápido. E isso é pegar a ferramenta correta e ensinar da forma errada, porque educação financeira não é isso. As pessoas vão ensinar a investir em ações para sonhar em ficar rico em um ano, começando a fazer todo tipo de operação que se pode imaginar. Vão falar de criptomoedas não como uma diversificação, mas como a única forma de ficar rico, porque todas as outras vão ruir, o planeta vai ruir a não ser que se tenha criptomoeda. Mas eles explicam todo o técnico do negócio. Então, sim, tem informações sendo passadas erradas, mas o maior problema não é esse: são os princípios que são feridos ao se passar as informações.
E-Investidor – Como lidar com o uso indevido do conteúdo por maus profissionais?
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Nigro – Isso é um dos maiores desafios da internet. Comigo mesmo já aconteceu milhares de vezes e é algo muito difícil de fugir. As pessoas vão copiar os conteúdos e é daí que vem o desafio de se manter relevante no longo prazo, como produtor. E para se manter relevante tem de ser criativo, criar muitas coisas com base no que, de fato, funciona, e aprimorar. As criptomoedas, por exemplo, não existiam antigamente. É preciso se aprimorar o tempo todo e pegar muita referência. Agora, para a audiência, como lidar com os aproveitadores é muito simples, na minha opinião: passar naquele filtro de skin in the game, que obteve resultado e por longos períodos. Segundo, um princípio muito simples: ganância, medo e impaciência geram prejuízos.
E-Investidor – O que isso significa?
Nigro – Se você está seguindo alguém e essa pessoa incita ganância, uma ganância muito forte, que é diferente da ambição, isso é um alerta muito grande. Eu tomei dois grandes tombos na minha vida, em termos financeiros: os dois foram porque eu estava ganancioso. E todas as pessoas que quebram forte, em todos os mercados, seja na crise ou em qualquer momento, elas quebram por uma dessas três coisas: ganância, medo ou impaciência. Se você é audiência e está comprando algum conteúdo, tem de se questionar: estou ganancioso, estou com medo ou estou impaciente. A ganância vai fazer você pagar caro nas coisas. Por que todo mundo quer investir em Bitcoin? Não é porque acreditam, é porque subiu muito. Ficam com medo de subir mais e não participar, então é ganância. É o fear of missing out. Na covid-19, a bolsa de valores caiu 50% e todo mundo fica com medo, geralmente as pessoas só saem, mostra que a pessoa vai vender barato. Impaciência vai te fazer tomar decisões equivocadas o tempo todo. Para audiência, como saber se alguém quer se aproveitar: ganância, medo e impaciência. Se cair nisso, tem de mudar de caminho.
E-Investidor – É possível continuar relevante e ter o melhor conteúdo?
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Nigro – Hoje o Primo, se somar todo o nosso número de seguidores, seria o maior influenciador de finanças do mundo. Somos muito grandes. E é um desafio maior continuar como o maior do mundo durante longos períodos. Esse posto já foi mudado várias vezes aqui no Brasil. Eu não tenho convicção de que serei o maior do mundo por toda a eternidade, e nem quero. Porque já percebi que o jogo não é esse. Eu sou uma pessoa super estudiosa, respeitada pela minha audiência, tenho grandes resultados, invisto o meu patrimônio publicamente há quase três e o meu resultado está muito positivo. O que eu penso é: tenho 13 anos de mercado financeiro. É bastante para algumas pessoas, mas é muito pouco perto de algumas grandes mentes brilhantes que existem pelo mundo. As pessoas ao redor do mundo começaram a dar muito valor para os influenciadores, começaram a se aproximar dos influenciadores e vejo isso comigo. Só que o grande desafio é: eu ensino bem, me comunico bem, mas na verdade eu aprendi com quem? Com Warren Buffett, Ray Dalio, Howard Marks, Guilherme Benchimol. Aprendi com essas pessoas. Só que eu me comunico bem e consigo levar essa mensagem. O meu desafio é como ligar a audiência com essas pessoas. Como eu quero continuar relevante? Na verdade o que quero é fazer com que essa audiência que me segue e a audiência que não me segue se conecte com as mentes mais brilhantes do mundo. Esse é o maior desafio que existe hoje porque nunca ninguém conseguiu fazer.
“Como eu quero continuar relevante? Na verdade o que quero é fazer com que essa audiência que me segue e a audiência que não me segue se conecte com as mentes mais brilhantes do mundo. Esse é o maior desafio que existe hoje porque nunca ninguém conseguiu fazer
E-Investidor – O sr. vai fazer isso?
Nigro – É o que a gente conseguiu fazer agora e espero que a entrega esteja à altura. Criamos um de uma plataforma chamada Finclass. Ela é inspirada no conceito de Masterclass, só que de finanças. A Finance Class é a entrega do sonho de consumo para qualquer pessoa que queira aprender finanças ao redor do mundo. Veja só: eu, Thiago, já tive mais de 50 mil alunos que fizeram o meu treinamento. O meu treinamento realmente é muito bom. O nosso NPS foi de 89, um nível de excelência muito alto. Só que o tíquete do meu treinamento deve ter sido uma média de 2 mil reais. O faturamento foi muito relevante, com uma base de clientes muito grande, mas esse treinamento é inacessível. Quantas pessoas conseguem pagar 2 mil reais? O que a gente vai fazer agora é juntar os três pilares essenciais para qualquer pessoa que queira aprender. Geralmente quero aprender com quem? Com os melhores do mundo. Só que é tão utópico pensar que isso é possível que eu nem vou atrás dessas pessoas. Eu vou atrás de quem está mais próximo. Mas se eu pudesse escolher eu gostaria de aprender com os melhores do mundo. Segundo, eu gostaria de aprender no melhor nível de produção possível, porque hoje a gente aprende numa webcam – está conectado, mas mas não tem aquele alto nível. Ou às vezes é um vídeo gravado no formato de YouTube, é uma câmera com um editor por trás, mas queremos aprender num nível cinematográfico, se pudesse escolher. Mas é tão utópico pensar nisso também que a gente nem cobra isso do outro lado. O que a gente está fazendo? Estamos com três pilares do que a gente considera cinematográfico: primeiro estamos gravando com câmeras incríveis, de cinema mesmo, de Hollywood; segundo, cada aula tem uma trilha sonora própria, é uma coisa completamente diferente, original; e terceiro: temos animações feitas para cada aula no nível da Netflix. Todas as nossas aulas têm esses três pilares de cinematografia. É o sonho de qualquer um: ver aula de quem você gosta, do melhor do Planeta no assunto, nesse nível de qualidade.
E-Investidor – O custo parece um impeditivo.
Nigro – Quando você tem algo próximo disso é um MBA em Harvard, em Stanford, aqui na FGV ou no Insper. Alguns programas de mentoria que são muito caros. O sonho é fazer isso pagando o menor preço do mundo. O que estamos propondo: entregando os melhores do mundo, o acesso aos melhores do mundo no melhor nível de cinema possível e pelo menor preço do planeta. Para algo próximo a 6, 7 dólares por mês. Numa plataforma com tecnologia que você pode assistir pelo seu celular. Isso aqui é o que é disruptivo para mim. Estava refletindo muito sobre o que é a a grande inovação da Finclass e percebi que a grande inovação é fazer o óbvio bem feito. É dar acesso aos melhores do mundo, no nível de qualidade acima de tudo o que existe hoje pelo menor preço do Planeta. Essa é a nossa inovação. Acredito que isso vai dar acesso para as pessoas. Inclusive para quem não conseguiu pagar antes o preço do meu treinamento.
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E-Investidor – De que maneira a Finclass vai mexer com o mercado de educação financeira?
Nigro – O futuro é isso. É o que aconteceu com filme, é o que aconteceu com a música. Antes você pagava R$ 15 reais em uma música, num ringtone. Hoje paga o mesmo valor para todas as músicas do Planeta. Esse é o futuro! Mas vai ter resistência, é difícil abrir mão. Estou abrindo mão de um faturamento muito grande, que tivemos nos últimos anos, para apostar em algo que vai ser melhor para o mercado. Vou ganhar mais dinheiro? Provavelmente no curto prazo não. Mas o ecossistema vai ser muito mais bem servido. No longo prazo talvez isso se transforme em resultado. Mas, hoje, não. O que eu quero fazer é realmente mudar a realidade da educação financeira. Eu quero muito que os influenciadores, os economistas, todo mundo que está nesse mundo queira contribuir de alguma forma para a Finclass porque tem um propósito acima de tudo também. Aí todo mundo fala na internet que faz por propósito, agora vamos ver se faz por propósito mesmo. Eu não estou lá como um apresentador na Finclass. Eu tenho o mesmo espaço na Finclass do que qualquer outra pessoa. É como se eu fosse um curso lá dentro. E tem vários outros, inclusive maiores do que o meu. O meu papel aqui é fazer a audiência chegar nessas pessoas que estão na Finclass. É usar essa distribuição para falar: ‘galera, aprenda com os melhores’. O meu papel é esse.