O índice Dow Jones tem alta firme no pregão desta segunda-feira (10). Os demais indicadores das bolsas de Nova York operam em alta de até mais de 1%, após Wall Street acumular perdas na semana passada.
Publicidade
O índice Dow Jones tem alta firme no pregão desta segunda-feira (10). Os demais indicadores das bolsas de Nova York operam em alta de até mais de 1%, após Wall Street acumular perdas na semana passada.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O otimismo reflete a perspectiva de que a paralisação do governo Trump — iniciada em 1º de outubro e já a mais longa da história — seja encerrada em breve, depois de o Senado dos EUA avançar nesse sentido.
Caso seja confirmado o fim do shutdown, o foco absoluto dos mercados será o calendário de divulgação de indicadores que ficaram para trás nas últimas semanas, em especial os números do payroll, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE), de inflação, conforme ressalta Fernando Bresciani, analista de investimentos do Andbank.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) operam em alta nesta segunda-feira, à espera hoje leilão do Tesouro americano, de US$ 58 bilhões em T-notes (Treasury Notes são títulos emitidos pelo Departamento do Tesouro dos EUA) de 3 anos. O dólar hoje se mantém estável em relação a outras moedas de economias desenvolvidas.
O Senado dos Estados Unidos deu no domingo (9), o primeiro passo para encerrar a paralisação do governo, que já dura 40 dias. Em uma votação que foi a primeira de uma série de manobras processuais necessárias, o Senado aprovou pelo placar de 60 a 40 uma legislação para financiar provisoriamente a máquina federal e realizar uma votação posterior sobre a extensão dos créditos fiscais da Lei de Cuidados Médicos Acessíveis.
Um grupo de oito senadores democratas moderados viabilizou o acordo com os republicanos. O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, no entanto, votou contra o avanço do pacote. O acordo não garante que os subsídios da Lei de Cuidados Médicos Acessíveis serão estendidos, como os democratas exigem há quase seis semanas.
O pacote prevê a extensão do financiamento do governo até o fim de janeiro em troca sobre uma votação a ser realizada em dezembro sobre a extensão dos créditos para a saúde. O acordo também inclui a reversão das demissões em massa de trabalhadores federais pelo governo do presidente Donald Trump desde o dia 1º de outubro, quando começou a paralisação.
O líder da maioria no Senado, John Thune, rapidamente endossou o acordo e convocou a votação imediata, enquanto a paralisação continuava a interromper voos em todo o país, ameaçar a assistência alimentar para milhões de americanos e deixar trabalhadores federais sem pagamento. “O momento de agir é agora”, disse Thune.
Às 11h32 (de Brasília), o Dow Jones subia 0,59%, o S&P 500 avançava 1,05% e o Nasdaq, 1,69%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – se mantinha estável, em 99,60 pontos.
Publicidade
A Metsera despencava 15,28% após a Pfizer anunciar um acordo para adquirir a companhia. A Nvidia (NVDC34) subia 3,43% com a perspectiva de retomada das operações do governo, enquanto a Palantir avançava 4,03% após uma semana de fortes perdas. A Rumble disparava 10,06% depois de anunciar a compra da alemã Northern Data, de infraestrutura em Inteligência Artificial (IA), por até US$ 970 milhões. Visa e Mastercard também registravam leves altas, de 0,1% cada, após confirmarem acordo com lojistas para encerrar uma disputa judicial sobre taxas.
*Com informações de Sergio Caldas, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador