Espaço da B3, a Bolsa de Valores brasileira. Foto: Divulgação/B3
A B3 anunciou nesta segunda-feira (8) o lançamento de um novo aplicativo gratuito em que o investidor pode acompanhar aplicações em renda fixa e renda variável de diferentes corretoras. A plataforma oferece uma visão integrada da carteira de investimentos.
Por meio do app, o investidor consegue acessar um extrato de todas as suas movimentações, com dados sobre taxas, dividendos, rendimentos, compras e vendas. Também pode monitorar a evolução patrimonial, por meio de gráficos por período. O aplicativo entrega notícias alinhadas ao perfil do investidor, além da cobertura dos principais eventos que movimentam o mercado.
A Área do Investidorjá podia ser acessada por meio do site da B3. O aplicativo, no entanto, apresenta um visual diferente e reúne as ferramentas mais usadas na versão web, agregando funcionalidades extras, como o recebimento de notificações.
“Trouxemos novidades, como as notícias e as informações sobre eventos. Essa é a nossa agenda: incorporar ao aplicativo as funções que já existiam na web e, ao mesmo tempo, lançar recursos novos, mais condizentes com a experiência de um app”, afirma Vinicius Brancher, superintendente de Negócios para Pessoa Física da B3.
A empresa tem observado uma demanda crescente de clientes que buscam compreender melhor os detalhes de suas carteiras, desde a rentabilidade consolidada até o cálculo do preço médio das ações em que investem. Para a B3, as duas plataformas – web e app – passam agora a ser complementares na jornada do investidor.
Segundo Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3, há perfis distintos de usuários: alguns preferem consultar planilhas e acessar a versão para computador, enquanto outros valorizam a praticidade de consultas rápidas e o recebimento de notificações pelo celular. “Vamos aprender cada vez mais sobre as necessidades e o uso do aplicativo”, acrescenta.
Como acessar o aplicativo
Para acessar o aplicativo B3, disponível neste link, o investidor deve baixar a plataforma em seu celular e utilizar login e senha da Área do Investidor. Caso não esteja cadastrado, receberá automaticamente um e-mail para o endereço informado em seu banco ou corretora, com instruções para a criação da senha.
Toda a experiência de uso do app é personalizada a partir dos perfis de investidor: iniciante, em formação, estratégico ou especialista. Essa classificação será feita no formato de questionário, no momento do cadastro. Para cada perfil, haverá uma experiência de navegabilidade que corresponde ao momento do usuário como investidor.
Publicidade
O app está dividido em quatro seções principais:
Gestão de carteira: onde os investidores podem acompanhar suas posições consolidadas tanto em renda fixa quanto em renda variável, a partir da visualização de gráficos com distribuição de ativos por produto, classe e instituição;
Evolução patrimonial: área que mostra o crescimento em real e em percentual do patrimônio, nos formatos de gráfico de barras ou modo de apresentação em linha. As imagens são interativas e, ao clicar em um período específico, o usuário saberá a variação no intervalo de tempo analisado;
Extrato de dividendos: traz toda a informação referente à renda passiva, tais como os proventos recebidos nos últimos 90 dias e os proventos a receber dos recursos investidos para os próximos 12 meses;
Notícias e eventos: lista de matérias e um calendário de eventos, com recomendação dos compromissos mais relevantes para o investidor de acordo com seu perfil mapeado.
Bolsa aposta em jornada do investidor
Segundo a B3, a expansão do portfólio de produtos vem acompanhada do esforço para melhorar a jornada do investidor, compreender seu comportamento e desenvolver estratégias para mantê-lo engajado com suas aplicações ao longo do tempo.
A Área do Investidor na versão web, por exemplo, disponibiliza o ReVar, ferramenta que auxilia na apuração do Imposto de Renda (IR). Ela importa os dados das operações informados pelas corretoras, identifica ganhos ou perdas e, quando necessário, calcula o imposto devido e gera o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para pagamento.
A B3 afirma que a plataforma registra picos de acesso durante o período da declaração. “Com essa ferramenta, conseguimos que o investidor mantenha aplicações em renda variável e não deixe de investir apenas pela complexidade do IR”, afirma Brancher.
Em 2025, a Área do Investidor superou 11 milhões de acessos. A plataforma vem passando por diferentes atualizações: em agosto, começou a oferecer uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que analisa o valor intrínseco e a saúde financeira de empresas listadas; em outubro, incorporou informações sobre aplicações em renda fixa – antes, apenas investimentos em renda variável eram exibidos. Já dados sobre aplicações automáticas e contas remuneradas, como “cofrinhos” e “caixinhas”, não estão disponíveis na plataforma.
Publicidade
Paiva explica que a proposta da Área do Investidor é complementar o trabalho de bancos e corretoras, mas não executar ordens de compra e venda, papel que cabe a essas outras instituições. “A intenção do aplicativo não é atuar na parte transacional”, diz.
Entre os próximos passos, a B3 testa a inclusão de dados do mercado futuro, como minicontratos, e informações sobre empréstimos de ativos na Área do Investidor. A Bolsa também trabalha para permitir que debenturistas votem em assembleias por meio da plataforma, assim como já ocorre com acionistas de empresas e cotistas de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs).