Com a retomada dos negócios após o feriado, o pregão desta sexta-feira (26) deve ser marcado por baixo volume de negociações, reflexo da menor participação dos investidores na reta final do ano.
Publicidade
Com a retomada dos negócios após o feriado, o pregão desta sexta-feira (26) deve ser marcado por baixo volume de negociações, reflexo da menor participação dos investidores na reta final do ano.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Em Nova York, os índices futuros (contratos que antecipam a abertura dos principais mercados acionários dos Estados Unidos) operam próximos da estabilidade. Já as principais bolsas europeias ainda sustentam ganhos, mesmo sem um gatilho econômico ou político claro que justifique o movimento, típico de um período de liquidez reduzida.
Em outros mercados, o dólar apresenta leve valorização, recuperando parte da queda registrada na véspera. Ao mesmo tempo, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida do governo dos Estados Unidos, considerados referência global para ativos de baixo risco) avançam. No mercado de metais preciosos, ouro e prata renovaram recordes históricos, impulsionados pela busca por proteção em um ambiente de incertezas e menor apetite por risco.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre as commodities (bens primários negociados globalmente, como petróleo e minério), o petróleo recua de forma moderada nesta sessão. Ainda assim, a commodity caminha para encerrar a semana em alta, apoiada por restrições de oferta envolvendo a Venezuela e a Nigéria, dois importantes países produtores.
Já o minério de ferro subiu 0,71% na madrugada na bolsa de Dalian, na China sendo negociado a US$ 111,62 por tonelada.
No mercado doméstico, assim como no exterior, a liquidez reduzida deve ditar o ritmo dos negócios. O EWZ, principal ETF (Exchange Traded Fund, ou fundo de índice negociado em bolsa) que replica o desempenho das ações brasileiras e é negociado em Nova York, vai na contramão do tom positivo observado globalmente e recua cerca de 0,9% no pré-mercado, período que antecede a abertura oficial das bolsas.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador