É possível acessar o aplicativo do Bolsa Família com a senha do Caixa Tem (Foto: Adobe Stock)
Criado para substituir o antigo Auxílio Gás, o Programa Gás do Povo é uma política pública que busca facilitar o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade ao gás de cozinha. Desse modo, um dos critérios para ser contemplado pela iniciativa é ser beneficiário do Programa Bolsa Família.
É possível confirmar a elegibilidade da família ao programa Gás do Povo por meio do aplicativo do Bolsa Família. Isso, pois, apesar dos beneficiários terem prioridade de ingresso no programa que proporciona gás gratuitamente, os auxiliados ainda precisam se enquadrar em outros requisitos para participar.
Ainda, pelo aplicativo, o beneficiário pode confirmar se está elegível para as retiradas programadas, como as de janeiro de 2026.
2. Consultar a situação do vale
Caso a família esteja elegível para o programa, há outra informação possível de se consultar no aplicativo do Bolsa Família: a situação do vale. Assim, o responsável familiar pode confirmar sua disponibilidade para uso e, então, acessar o provento pelo app.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Governo do Brasil (@govbr)
3. Comunicação sobre o processo de migração para a modalidade gratuita
Por substituir o antigo Auxílio Gás, o programa Gás do Povo possui duas modalidades: a gratuita e a monetária. A segunda forma realiza o pagamento do benefício em crédito na conta da família, como no antigo programa. No entanto, ela será descontinuada ainda neste ano de 2026, segundo a cartilha.
Dessa maneira, os contemplados com a modalidade monetária migrarão para a modalidade gratuita do programa em fevereiro, desde que atendam aos critérios estabelecidos. Assim, a comunicação do processo migratório, como se a família será contemplada ou se o benefício será suspenso, poderá ser consultada pelo aplicativo do Bolsa Família.
Como acessar o aplicativo do Bolsa Família
O aplicativo do Bolsa Família está disponível para download em iOS e, também, em dispositivos Android. Os beneficiários podem utilizar a senha já cadastrada no aplicativo Caixa Tem ou no do Bolsa Família, a fim de realizar o acesso.