Os índices das bolsas de Nova York fecharam em queda nesta sexta-feira (16). O Dow Jones, que chegou a operar em leve alta no começo da tarde, sofreu a maior desvalorização entre os indicadores.
Publicidade
Os índices das bolsas de Nova York fecharam em queda nesta sexta-feira (16). O Dow Jones, que chegou a operar em leve alta no começo da tarde, sofreu a maior desvalorização entre os indicadores.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
No último pregão, os balanços de instituições financeiras e da TSMC, fornecedora da Nvidia (NVDC34), conseguiram impulsionar ativos mais arriscados mesmo diante das incertezas geoeconômicas. Porém, as movimentações militares dos Estados Unidos seguiram trazendo cautela ao mercado nesta sexta.
Na agenda do dia, dados de produção industrial e falas da vice-presidente para supervisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Michelle Bowman, estiveram em destaque antes de feriado nos EUA que manterá a NYSE sem negócios na segunda-feira (19).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em razão do feriado de Martin Luther King, a Associação da Indústria de Valores Mobiliários e Mercados Financeiros (Sifma) recomenda que não sejam realizadas negociações, na segunda-feira, de títulos do governo denominados em dólares americanos, títulos lastreados em hipotecas, títulos corporativos de grau de investimento e de alto rendimento negociados no mercado de balcão, além de outros ativos.
Nesta tarde, os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) fecharam em alta antes de fim de semana prolongado. No câmbio, o dólar hoje encerrou em leve alta ante vários de seus principais pares.
Os EUA deslocaram ao menos um porta-aviões para o Oriente Médio em meio à escalada das tensões com o Irã. A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, aproveitou seu primeiro discurso ao Congresso para defender reformas na indústria petrolífera que atrairiam investimentos estrangeiros.
O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, disse que o país está obtendo um preço 30% mais alto pelo petróleo bruto venezuelano. Já o conselheiro Econômico Nacional dos EUA, Kevin Hassett, um dos principais candidatos a se tornar o próximo presidente do Fed, afirmou nesta quinta-feira que o BC americano precisa ser independente, à luz da investigação contra o atual presidente da instituição, Jerome Powell.
A produção industrial dos Estados Unidos subiu 0,4% em dezembro ante novembro, segundo dados publicados pelo Federal Reserve nesta sexta-feira. O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,1%. O dado de produção de novembro foi revisado para cima, de alta mensal de 0,2% para avanço de 0,4%.
A taxa de utilização da capacidade instalada ficou em 76,3% em dezembro, ligeiramente acima do porcentual revisado de novembro, de 76,1%, e dos 75,8% de outubro.
Bowman, do Fed, afirmou nesta sexta-feira que o banco central dos EUA deve estar pronto para ajustar a política monetária diante de um mercado de trabalho considerado “frágil” e que pode continuar a se deteriorar, o que seria um “risco” para o BC.
Publicidade
“O emprego pode parecer estável até o momento em que deixa de ser”, disse Bowman em declarações preparadas para um evento em Massachusetts. “Também devemos evitar sinalizar que faremos uma pausa [na taxa de juros] sem identificar que as condições econômicas mudaram”, acrescentou.
No fechamento, o Dow Jones cedeu 0,17%, o S&P 500 teve baixa de 0,06% e o Nasdaq recuou 0,06%. O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de seis rivais fortes, registrou valorização de 0,05%, a 99,368 pontos.
As ações da Micron Technology foram destaque na sessão, com ganhos de 7,76%. Os papéis da Advanced Micro Devices (AMD) subiram 1,68%, enquanto os da Intel recuaram 2,75%. Os ativos da Western Digital cederam 0,24%.
*Com informações de Patricia Lara e Isabella Pugliese Vellani, da Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador